Ação, no dia 27 de maio, será feita por meio de uma parceria com a Hoftalon (Centro de Estudo e Pesquisa da Visão) de Londrina
Depois de uma semana, após o anúncio de que haverá uma unidade do Hoftalon (Centro de Estudo e Pesquisa da Visão) em Rolândia, uma outra novidade também está por vir. “A gente conseguiu trazer aqui para Rolândia, para beneficiar a nossa população, o ‘Projeto Glaucoma’. O projeto será no dia 27 de maio e esperamos que este trabalho consiga abranger muitas pessoas”, afirmou a secretária de Saúde, Karla Ulinski.
De acordo com a secretária, a previsão é de que seja feito um mutirão para o atendimento médico gratuito a cerca de 300 a 350 moradores de Rolândia, visando o diagnóstico precoce e tratamento da doença. O Hoftalon é referência nacional em tratamento de doenças dos olhos, como glaucoma e catarata, e esse projeto chegou para beneficiar o município. “Ainda temos poucas informações sobre o projeto, mas sabemos que não será necessário agendar e é provável que o público-alvo sejam as pessoas com maior risco, que são aquelas acima de 40 anos”, comentou Ulinski.
A secretária informa que ainda está sendo decidido como as pessoas poderão ser encaminhadas no dia dos exames para os atendimentos, mas é provável que seja por meio de um transporte que passará pelas Unidades Básicas de Saúde. “Algumas pessoas têm dificuldade de acesso a esse exame, então trouxemos esse projeto aqui para Rolândia para facilitar porque eles têm uma capacidade grande de atendimento”, ressaltou.
A iniciativa, chamada de Projeto Glaucoma, foi criada em 2005, e desde então, atendeu diretamente mais de 4.500 pessoas, além de alertar outros milhares sobre a doença, que até hoje é pouco conhecida. Nos últimos dois anos, as ações precisaram ser paralisadas devido à pandemia, mas o avanço da vacinação e a redução dos índices de contágio e mortes permitiram a retomada dos atendimentos.
O exame é rápido, mas fundamental para identificar o caso e iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que aumenta significativamente as perspectivas dos pacientes. No caso daqueles que forem atendidos pelo Hoftalon durante a ação, quem for diagnosticado com a doença receberá orientações médicas dos oftalmologistas e será encaminhado para posterior acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde.
O Glaucoma está entre as doenças oculares que mais preocupa a humanidade, provocando casos de cegueira irreversíveis. É uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.