O CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) de Rolândia realizou sua confraternização anual de usuários e familiares no dia 11 de dezembro, no Espaço Viva. Segundo Fernanda Zilli Tamari, coordenadora do CAPS II, o evento teve um grande almoço, apresentação do Auto de Natal – montado e encenado pelos próprios pacientes – e a presença do Papai Noel, que divertiu crianças e adultos com fotos e distribuição de doces.
Cerca de 70 pessoas participaram da confraternização, segundo a coordenadora. “O objetivo do evento é marcar o final das atividades do ano e promover a interação social entre os usuários e seus familiares”, relata Fernanda.
O CAPS II atende pacientes maiores de 21 anos, portadores de sofrimento mental grave, com o objetivo de estabilizar a doença e reabilitá-lo tanto psicologicamente, quanto familiar e socialmente, recuperando sua identidade como cidadão.
Outros CAPs
Além do CAPS II, Rolândia possui ainda o CAPS Infanto-Juvenil, que atende crianças e jovens até os 25 anos, e o CAPS AD, destinado a dependentes de álcool e drogas. Fernanda lembra que, por ser um serviço de saúde, o CAPS continua o atendimento normalmente nesse fim de ano.