Órgão não encontrou comprovação de treinamento de colaboradores para testes de combustíveis entre 9 dos 11 postos fiscalizados; um local não apresentou os equipamentos para os testes, foi autuado e pode ser multado
O Procon Rolândia realizou uma ação de fiscalização nos 11 postos de combustíveis do município na tarde da quarta-feira (24). A ação foi comandada pelo coordenador do órgão, Dr. Gerson Bello, e encontrou pequenos problemas em 9 postos. Todos foram notificados e um deles foi atuado e pode ser até multado e lacrado.
“Nosso trabalho foi conferir os preços praticados, após a Petrobras anunciar a redução nos valores repassados às refinarias”, explicou Dr. Gerson Bello. “Também checamos se os estabelecimentos dispõem dos equipamentos para a realização dos testes padrões, o qual todo consumidor tem o direito de solicitar, caso não se sinta confiante no que está comprando, conforme recomendação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, pontuou o coordenador do Procon.
Os testes padrões citados por Gerson Bello são para se verificar aspecto e a cor do combustível, são testes de volume ou de vazão, o teste da proveta, o teste de qualidade do etanol com termodensímetro, o teste do densímetro para gasolina e diesel e o teste do densímetro para massa e teor alcoólico do álcool etílico. “Além disso, os postos de combustíveis devem ter instrumentos e equipamentos para esses testes, como densímetros, provetas e termômetros. Os colaboradores também devem receber treinamento para poderem estar aptos a realizar esses testes, caso o consumidor peça”, ressaltou Dr. Gerson.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor de Rolândia, todos os postos estão regulares com relação aos preços praticados. “Já na fiscalização sobre os equipamentos para os testes, 9 estabelecimentos não comprovaram que deram o treinamento desses procedimentos aos servidores e um não apresentou os instrumentos para esses teste e foi autuado”, revelou Dr. Gerson.
“Se o estabelecimento autuado não apresentar uma justificativa plausível dentro do prazo dado a ele, pode ser multado e até ser lacrado até a resolução do problema”, ressaltou o coordenador do Procon.
Para mais informações ou denúncias, o Procon de Rolândia está localizado na Avenida dos Expedicionários, 291, no 3° andar do edifício do Banco do Brasil. Os contatos podem ser feitos através do telefone 3906-1028 ou pelo e-mail [email protected] ou [email protected].