Pesquisar
Close this search box.

Um ano de treinamento de primeiros-socorros com bebês em Arapongas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Um ano de treinamento...

Treinamento é feito por profissionais do SAMU e do Corpo de Bombeiros uma vez por mês no Cisam e é fruto de PL da vereadora Marilsa Staub

A vereadora Marilsa Staub é autora do projeto de lei do treinamento

Uma vez por mês, sempre na quarta-feira da segunda semana, o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) de Arapongas realiza um treinamento de primeiros-socorros visando o cuidado de recém-nascidos. Esse treinamento se foca na prevenção de acidentes, principalmente em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. Esse projeto, fruto da iniciativa da vereadora Marilsa Staub, completou um ano e a data foi comemorada no próprio Cisam na quarta-feira (24).


O treinamento é direcionado principalmente a gestantes e puérperas, pais, mas qualquer pessoa pode fazê-lo. As instruções são dadas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Arapongas (Samu) e do Corpo de Bombeiros. O treinamento acontece toda 2ª quarta-feira do mês, sempre às 8, no Cisam, e não demora mais do que 30 minutos. “O projeto deu certo e tem dado bons resultados em Arapongas, já que muitos municípios não contam com este serviço. Sabemos o quão delicado é a chegada de um bebê na família e as dúvidas e riscos que podem surgir”, ressaltou a vereadora Marilsa.


A ‘comemoração’ de um ano do projeto também teve a presença do secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Jr, que comemorou a diminuição da frequência de ocorrências relacionadas a engasgo de bebês, seja via SAMU ou Bombeiros. “São instruções básicas e muito necessárias. Especialmente as mães aqui atendidas conseguem agir de forma correta, além de replicarem o aprendizado para outros familiares e amigos. Não seria possível sem a disponibilidade do SAMU e dos Bombeiros”, pontuou Moacir.


Na quarta-feira da ‘comemoração’, a palestra com orientações foi dada pelo 2º Sargento Guedes (Corpo de Bombeiros) e pelo condutor socorrista Rogério Fernandes (SAMU Arapongas). O evento também sorteio de brindes para as mães e café da manhã e contou com a presença da coordenadora do Cisam, Juliana Parazzi, outros profissionais da Centro e do vereador Toninho da Ambulância.

O engasgo
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir. O engasgo é considerado uma emergência e, em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente.

Engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé contra o ‘Aedes’

Prefeitura terá mais seis mutirões de limpeza contra a Dengue este ano A chegada do verão, a temporada de chuvas e as temperaturas elevadas acenderam