Pessoas abordadas serão levadas para abrigos na Casa Ceel e na Missão Vida; sexta-feira deve ser o dia mais frio do ano
Com a aproximação do final de semana, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar) confirmou uma nova onda de frio em Rolândia e região. As temperaturas voltam a cair e devem atingir 7ºC por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (16).
Por conta dessa queda nas temperaturas, na quinta-feira (15), a Secretaria de Assistência Social de Rolândia deu início a sua ‘Operação Noite Fria’, uma ação voltada para auxiliar e proteger as pessoas em situação de rua durante as noites de temperaturas baixas. A iniciativa tem como objetivo oferecer abrigo, agasalhos e amparo a essas pessoas, proporcionando a elas um local seguro e acolhedor para passar a noite.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rolândia, Fabiany Cogo, ressalta que a operação está prevista para ocorrer na quinta-feira e sexta-feira, mas poderá ser estendida de acordo com a necessidade e as condições meteorológicas.
De acordo com a coordenadora, durante esses dias a equipe de abordagem social, composta por profissionais capacitados, estará percorrendo os pontos estratégicos onde se encontram as pessoas em situação de rua, e a partir disso, eles serão abordados e convidados a receber ajuda. “Na quinta, a equipe de abordagem vai oferecer abrigo para eles na Casa Ceel e quem quiser ser levado vai ganhar um kit de higiene, e roupas para se trocar. A pessoa será encaminhada até a casa e lá será ofertado a estadia, o banho, e alimentação”, explicou Fabiany. Além disso, a equipe também fornecerá alimentos quentes e bolachas para aqueles que optarem por permanecer nas ruas, respeitando seu direito de ir e vir.
Já na ação desta sexta-feira (16), a abordagem terá como destino outra entidade, a Missão Vida, que possui convênio com a prefeitura, também recebe pessoas em situação de rua e oferece apoio necessário. “Como já é sexta-feira, na Missão Vida eles podem passar o final de semana e serem atendidos pelo Creas na segunda-feira”, ressaltou Fabiany Cogo.
Para facilitar a identificação de pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social pede para a população entrar em contato com a Abordagem Social por meio do telefone que também é WhatsApp (43) 3156-0454, que fica ativo 24 horas por dia. “Caso uma pessoa esteja dormindo nas ruas, é importante comunicar para que a equipe possa agir prontamente”, pediu a coordenadora. Rolândia deve ter entre 25 a 30 pessoas em situação de rua.