Editorial – Edição: 924 – sexta-feira, 23/06/23
Olá, querido leitor e cara leitora do JR
Bom, o que não está nas páginas impressas do JR desta semana é o caso Eduarda Shigematsu, menina assassinada em abril de 2019 em Rolândia.
Mas vamos falar aqui no editorial: o pai de Eduarda, Ricardo, e a avó da menina, Terezinha, que é mãe de Ricardo, iam para júri popular no dia 29 de março, mas o julgamento foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que concordou com o Desaforamento do caso, ou seja, que os dois acusados sejam julgados em outro Fórum, que não em Rolândia, já que a cidade estaria toda influenciada contra os réus pelo crime.
Pois bem, na próxima terça-feira, dia 27, o STF se reune e julga se o Desaforamento deve acontecer ou não. Só a partir dessa decisão é que o juiz de Rolândia irá marcar o julgamento da dupla, seja em Rolândia ou em outra cidade.
Outro assunto que não poderíamos deixar de falar neste editorial é o atentado ao colégio cambeense praticado por um jovem rolandense. Ele matou dois adolescentes, um casal de namorados: Karoline de 17 anos e Luan, de 16.
O atirador foi detido por um homem de 62 anos, desarmado, que o segurou com os pés até a chegada da polícia. Levado a prisão, se suicidou na cela em que estava. O crime chocou a todos, principalmente aos cambeenses. Dois jovens de 21 anos já foram presos, suspeitos de ajudar a planejar o atentado junto com o rolandense. Um deles foi preso em Pernambuco e o outro, em Rolândia.
Também em Rolândia, um adolescente de 13 anos foi apreendido e ouvido pela polícia. A pergunta é: essa tragédia poderia ter sido evitada?
Boa Leitura.
Josiane Rodrigues – editora
José Eduardo – editor