Legislativo de Arapongas aprova projetos sobre cuidados com animais e sobre adoção consciente de pets
A Câmara de Arapongas aprovou, na sessão desta semana, dois projetos de lei que versam sobre saúde e cuidados com animais. O primeiro, de autoria da vereadora Meiry Farias, proíbe a utilização de veículos movidos por tração animal para transporte de cargas, com fins comerciais, no perímetro urbano do município de Arapongas.
De acordo com a vereadora, a utilização de animais para o transporte de cargas, especialmente para fins comerciais, revela-se injustificável e cruel, havendo inúmeros casos de exaustão, lesões graves e maus-tratos, tornando sua prática inadmissível.“É comum presenciarmos animais sendo submetidos a cargas excessivamente pesadas, muito além de sua capacidade, sem qualquer proteção ou segurança, transitando em meio ao trânsito caótico das grandes cidades, assustados e, muitas vezes, sendo chicoteados, sem o uso de equipamentos adequados ou ferraduras apropriadas”, observa.
Ainda segundo Meiry, com o passar do tempo e a conscientização da sociedade sobre os direitos dos animais, conclui-se que não se pode concordar com o uso desses animais acorrentados a carroças circulando entre carros, ônibus e motocicletas em alta velocidade.“Esses animais são submetidos a cargas que excedem sua capacidade ou colocados em situações de risco, sem mencionar as longas e exaustivas jornadas, o que por si só configura maus-tratos. Além disso, estão sujeitos a acidentes graves que podem vitimar tanto seres humanos quanto os próprios animais, tudo isso em função do lucro buscado por seus tutores”, conclui a vereadora.
O segundo projeto institui, no âmbito do município de Arapongas, o mês ‘Setembro Caramelo’, dedicado às ações de adoção consciente de animais domésticos. De autoria do vereador Rodrigo de Deus, o projeto diz que adotar um cachorro ou um gato pode trazer muitos benefícios à vida do ser humano. “Os animais de estimação são ótimas companhias, também ajudam a combater a solidão e o estresse, promovem a prática de atividades físicas e ensinam responsabilidade e cuidado com outros seres vivos”, diz Rodrigo.
Mas, segundo o parlamentar, o ‘adotar’ vai muito além de colocar um pote com água e outro com ração diariamente. “A adoção envolve uma série de cuidados com alimentação, segurança e saúde do pet, além de ter tempo disponível, e, principalmente, ter muito amor e carinho pelos bichinhos. Desta feita, adotar um animal de abrigo é uma atitude nobre e solidária, já que muitos deles são abandonados ou vítimas de maus-tratos e merecem um lar amoroso e seguro”, esclarece o parlamentar.
“Assim, a importância de incentivar cada vez mais a adoção consciente é algo de grande relevância para a sociedade. Fazendo com que mais pessoas possam querer fazer o bem de forma gratuita e genuína”, ressalta o vereador Rodrigo de Deus.