A Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando um registro das pessoas que tiveram suas casas afetadas pela chuva. Segundo a secretária de Assistência Social, Rosimari Podamosehi, o objetivo do registro é que as famílias possam solicitar, futuramente, a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reforma em suas casas.
O cadastramento foi uma orientação da Defesa Civil. Rosimari esclarece que o prefeito, Luiz Francisconi Neto, promulgou um decreto de calamidade pública do município, que foi reconhecido pelo Estado do Paraná e aguarda reconhecimento do governo federal.
Depois que o decreto for reconhecido federalmente, a Assistência Social vai inserir os dados das pessoas registradas no sistema da Caixa Econômica Federal, para que os cidadãos possam, então, solicitar o saque do FGTS. A secretária relata que já foram feitos aproximadamente 1500 cadastros.
A orientação da Caixa Econômica é que os rolandenses se cadastrem e solicitem a visita de um engenheiro na residência, para emitir um laudo comprovando a situação do imóvel. Somente as pessoas cadastradas poderão efetuar o saque do FGTS.
Quem ainda não se cadastrou ainda pode ir até a Secretaria, portando RG, CPF e título de eleitor e deve informar o que aconteceu na casa. O cadastramento está sendo feito na Secretaria de Assistência Social, no terceiro andar da agência do Banco do Brasil, no Centro de Rolândia.