Pesquisar
Close this search box.

Cambé teve sua Conferência de Assistência Social

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Cambé teve sua Conferência...

O evento teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”

Evento reuniu representantes do setor, poder público e sociedade civil

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Cambé realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social na quarta (06). O evento teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e reuniu representantes do setor, poder público e sociedade civil para debater propostas que serão agregadas ao planejamento do município, definindo ações prioritárias e ideias que serão apresentadas na Conferência estadual em outubro.


O cronograma faz parte da agenda proposta pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Segundo Juliana Lopes, presidente do CMAS, esse foi um momento de diálogo e fortalecimento da efetivação da política de assistência. A reunião também serviu para planejamento de reconstrução do SUAS, que determina as normativas e garantia de acesso do usuário aos seus direitos em todo o território nacional.


De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucilene Diorio, o SUAS é essencial para a promoção dos direitos, rompendo com o assistencialismo, ou o ‘dar quando puder’, e garantindo direitos. “Se eu mudar de Cambé lá para o interior do Piauí, eu sei que se precisar de qualquer benefício do SUAS como ver cadastro do Bolsa Família, auxílio alimentação e refeição, auxílio funeral, eu vou ter um CRAS e vou ter acesso a esses dados e benefícios. O nosso plano de governo, junto com o prefeito Conrado Scheller, é ampliar o acesso a esses serviços para a população. Hoje temos o CREAS que será inaugurado em breve, o CRAS que já inauguramos, a qualidade do Cadastro Único que é excelente e possibilita que mais dinheiro seja movimentado em Cambé. Enfim, buscamos de fato fortalecer essa política cada vez mais”, completou a secretária.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: