Governo do Estado, por meio da Casa Civil, busca diminuir as filas de espera por cirurgias de médias complexidades em hospitais da região
Na quinta-feira (06), em reunião no auditório da Associação Empresarial de Rolândia (ACIR), o governo do Estado, por meio da Casa Civil e da 17ª Regional de Saúde, apresentou detalhes sobre a nova fase do ‘Opera Paraná’. A apresentação, feita pela chefe da 17ª Regional, Lúcia Lopes, e pela coordenadora da Casa Civil, Sandra Moya, teve como alvo os representantes dos municípios de Rolândia, Guaraci, Porecatu, Pitangueiras, Jaguapitã, Cafeara, Lupionóplis e Centenário do Sul.
A nova fase do “Opera Paraná” quer reduzir as filas de espera em cirurgias de média complexidade nos Hospitais São Rafael, Santa Casa de Cambé, Cristo Rei de Ibiporã e nos Hospitais da Zona Norte e Zona Sul de Londrina.
Para se ter uma ideia, para certas especialidades há ‘vazios assistenciais’, ou seja, as pessoas que precisam de cirurgias nessas áreas demoram, e muito, a serem atendidas. Os’ vazios’ são para cirurgia geral – proctologia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica para adultos e crianças, mastologia, neurocirurgia, ortopedia (mão, pé, tornozelo e ombro), otorrino e urologia.
Estiveram presentes o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, a secretária de Saúde de Rolândia, Karla Ulinski, o apoiador do Conselho de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), Rodrigo Luppi, representantes dos municípios envolvidos e servidores municipais.