Vereador rolandense requer estudo para que veículos com placas de Rolândia tenham isenção no pedágio de Arapongas em novo contrato
Um requerimento do vereador rolandense Isaac Altino (PTB) solicitou ao governador Ratinho Junior (PSD) e ao Ministério dos Transportes que realizem estudos a fim de incluir veículos emplacados em Rolândia para ter isenção na praça de pedágio de Arapongas. Isso no novo contrato de concessão das estradas federais em território paranaense.
No documento, Altino ressalta que milhares de usuários que moram, mas trabalham nesses municípios, alternadamente, usam grande parte dos seus salários com o pagamento das tarifas do pedágio, desfalcando o sustento próprio e de seus familiares. Também no atual contexto econômico e financeiro, muitos tiveram perdas ou reduções salariais e essas ações reduziriam esse cenário.
“Considerando que os araponguenses possuíam descontos e isenções na passagem por essa praça de pedágio no antigo contrato com a VIAPAR, nada mais justo e de direito que os veículos pertencentes aos dois municípios tenham a isenção ou os descontos”, explica Isaac. “Por isso solicitei estudos, contemplando as reivindicações da comunidade rolandense e araponguense”, justificou o Isaac Altino.
Resposta
Em resposta o Governo do Estado do Paraná, através do Departamento de Estradas de Rodagens, informou que o novo modelo de programa de concessão está sendo conduzido pelo Ministério dos Transportes bem como que “… prevê sistemáticas acerca da isenção de pagamento de tarifa de pedágio para a categoria 11 de veículos, que inclui motocicletas, motonetas e triciclos, bem como inclusão de sistema de descontos progressivos, de acordo com a quantidade de passagens realizadas em uma mesma praça de pedágio, para usuários frequentes…”
“Assim, em atenção a nossa solicitação, fui informado que o novo contrato prevê sistemas de isenção e possíveis descontos progressivos para veículos de nossa cidade que se deslocam para Arapongas e outras cidades diariamente”, resumiu Isaac Altino.