Pesquisar
Close this search box.

Colégio Lauro Portugal é bi no ‘Ganhando o Mundo’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Colégio Lauro Portugal é...

Colégio de São Martinho, distrito de Rolândia, teve, pelo 2º ano consecutivo, um aluno selecionado para o programa de intercâmbio do Estado

Gabriela, o diretor Reinaldo Gonçalves e Carlos Guilherme

O Colégio Estadual Dr. Lauro Portugal Tavares, em São Martinho, distrito de Rolândia, brilhou mais uma vez no programa do Governo Estadual chamado ‘Ganhando o Mundo’. Isso porque, pelo segundo ano consecutivo, um aluno do colégio foi selecionado para realizar um intercâmbio cultural em um país estrangeiro. Em 2022, a aluna Gabriela Leonardi Nogueira (15), foi uma das selecionadas e viajou para a Nova Zelândia e, neste ano, o aluno Carlos Guilherme Scabola recebeu a oportunidade.


O ‘Ganhando o Mundo’ tem como objetivo proporcionar a estudantes da rede pública estadual a experiência única de estudar em um país estrangeiro por um trimestre, totalmente custeado pelo Governo. Além de conhecer uma nova cultura, os alunos beneficiados têm a chance de aprimorar o idioma, desenvolver habilidades pessoais e ampliar horizontes acadêmicos.


De acordo com o diretor da instituição de São Martinho, Reinaldo Gonçalves, a seleção dos alunos para o programa é feita através de um edital divulgado pelo governo estadual. “Nós orientamos os estudantes, desde o 9º ano sobre o processo de inscrição e requisitos para participar. Para se tornar apto a participar o aluno tem que ter no mínimo 85% de frequência na escola, não pode tirar menos de 70 nas avaliações, e precisa estar fazendo parte do projeto aluno-monitor”, explicou Reinaldo.


Embora Carlos Guilherme tenha sido selecionado no município de Rolândia pelo programa neste ano, ele optou por não seguir com o intercâmbio por motivos pessoais. De qualquer forma, o aluno segue como um exemplo de dedicação e empenho para os colegas da instituição. Ao JR, revelou que pretende seguir a área de ciências biológicas. “Sempre me dediquei muito na área acadêmica e meu desempenho dentro da participação desse programa foi natural”, revelou.


A aluna Gabriela Leonardi Nogueira, que foi a vencedora da edição anterior do programa, ressaltou que a experiência de estudar na Nova Zelândia foi incrível. Ela ficou hospedada em casa de família, teve aulas em inglês e fez amizades que perduram até hoje. Destacou que, mesmo sem saber o idioma na época, sua determinação a levou a aprender e se adaptar durante os três meses de intercâmbio. “O diretor incentivou muito a minha participação na época e foi uma experiência incrível”, revelou.


Ao todo, a Escola Estadual Lauro Portugal conta com 210 alunos matriculados e um corpo docente composto por 20 professores. O diretor afirma que se orgulha das conquistas que os alunos da instituição estão tendo no programa e continua incentivando-os a buscarem novas experiências tanto para o desenvolvimento acadêmico como também para o pessoal.


O aluno ou aluna de Rolândia que deve receber a bolsa de intercâmbio do Governo será conhecido em breve – há uma lista de 10 classificados no município e três deles são do Lauro Portugal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé tem Ideb acima da média do país

Município tem alta na nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com média acima da nota nacional em 2023 Na semana passada, o Ministério