Agosto Cinza é o mês de reflexão, prevenção e combate a incêndios, lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter
Para marcar o início oficial do Agosto Cinza, mês de reflexão, prevenção e combate a incêndios, lei estadual 21.013, de autoria do deputado Cobra Repórter e lei municipal 12.658, foi realizada na quinta-feira (03) uma Sessão Alusiva na Câmara Municipal de Londrina.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o deputado Cobra Repórter, o Tenente Coronel Villa, o Capitão Rene Augusto Bortolassi, Comandante do Corpo de Bombeiros e bombeiros mirins, civis e militares.
Londrina é a primeira cidade do Paraná a aprovar lei municipal do Agosto Cinza, em 2018. Hoje já são dezenas cidades no Paraná que possuem leis municipais de combate e prevenção aos incêndios.
Para o deputado Cobra Repórter, trabalhar a prevenção é muito importante, especialmente neste período, pois os registros do Corpo de Bombeiros revelam que o terceiro trimestre do ano é o período em que mais se concentram os incêndios no Paraná. Mais da metade das situações de incêndio ambiental ocorrem nos meses de julho, agosto e setembro.
Ao longo do ano de 2022, os bombeiros atenderam a 11.800 situações de incêndio no estado, evidenciando que o tema precisa de atenção contínua e medidas efetivas.
O deputado Cobra Repórter destaca que o Agosto Cinza surgiu como uma iniciativa crucial para conscientizar a população sobre a prevenção de incêndios e evitar tragédias como a ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, além dos acidentes domésticos que infelizmente ainda levam centenas de pessoas para as alas de queimados dos hospitais todos os anos.
Cobra Repórter informa ainda que na ocasião, foram homenageadas as pessoas que atuaram no combate ao incêndio da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) ocorrido no dia 15 de novembro de 2021.