Por Humberto Xavier Rodrigues
A salvação do homem tem em sua essência o cancelamento total da dívida, como está escrito: Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. Colossenses 2:13-14.
Nesta passagem vemos uma referência das cenas nos tribunais romanos para ilustrar o que acontece na vida daquele que crer em Jesus. Porque “Todas as vezes que um cidadão era condenado por um crime, a legislação vigente exigia que um certificado de dívida fosse preparado com a relação de todos os atos ilegais do criminoso, bem como a punição a que estava condenado. Ele era, então, enviado à prisão e o certificado pregado na parte externa da porta de sua cela. E ali ficava até que o homem tivesse cumprido sua pena e assim, pago o preço pelos crimes constantes no certificado”.
A nossa dívida foi contraída em Adão, por ser ele o cabeça da raça humana, a queda dele foi a nossa queda: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12
Mas, pela misericórdia de Deus a nossa dívida foi totalmente paga pelo nosso Senhor Jesus Cristo, pois Nele morremos com toda a nossa dívida e ressuscitamos sem nenhuma condenação, porque Ele tomou sobre si a nossa causa, incluindo-nos na sua morte, cancelou toda a nossa dívida e nos reconciliou com Deus.
Ao olharmos com convicção para a palavra de Deus dita pelo próprio Deus que, Ele não se lembra dos nossos pecados, então, não há necessidade de vivermos olhando para o passado. Porque está escrito: Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei. Hebreus 8:12.
Não só libertos do pecado, mas também, da culpa do pecado. Agora, podemos celebrar a nossa soltura, como também, a nossa liberdade: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:34-36.
Deus em Cristo nos tirou do mercado de escravos, nos libertou da lei, do medo da morte, da escravidão dos homens, do diabo e de nós mesmo.
Como isto se torna possível? Recebendo pela fé a palavra de Deus e confessando que morreu com Cristo e ressuscitou Nele. “eu estou crucificado com Cristo”. Que Deus fale em nossos corações!
Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.