Por Humberto Xavier Rodrigues
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 2 Coríntios 3:18.
A vida cristã é dinâmica, porque há uma “evolução” ou, um processo contínuo de Deus em nos fazer semelhantes a Jesus. Uma vida que está sempre num processo de mudança. Isto porque, nós cristãos, estamos sendo continuamente transformados. Esse processo de transformação até à semelhança de Cristo, começa a partir do novo nascimento.
Muitos pensam que é só nascer de novo e pronto! sim, nascer de novo nos coloca nos céus. Porém, o propósito de Deus é nos fazer parecidos com Jesus. E nisto deve estar o anseio daquele que nasceu de novo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1 Pedro 5:10.
Alguns, dizem: “Eu já me formei na vida cristã; agora só espero o dia em que irei para o céu. Graças a Deus, porque estou livre do fogo do inferno”. Contudo, o novo nascimento é a porta que se abre para uma longa jornada, muitas vezes de crise em crise.
No momento em que somos salvos somos introduzidos no caminho. Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Mateus 7:13-14.
O texto acima deixa claro que há uma porta e um caminho. A porta tipifica a Cruz. Isto significa que, ninguém entra no caminho sem primeiro passar pela porta. Passando pela porta, que é o novo nascimento, precisamos nos entregar ao Senhor o comando de nossas vidas. Esse é o descanso!
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2. A partir do momento em que nos entregamos a Jesus, entramos no processo de transformação.
Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.