Nova subvariante da Covid-19 já circula pelo Paraná e secretário de Estado de Saúde do Paraná recomenda a vacinação
Em declaração dada à rádio CBN na quinta-feira (24), Beto Preto, secretário de Estado de Saúde, revelou a presença da nova subvariante da Covid-19, EG-5, circulando no Paraná. Ele explicou que isso ocorre devido à proximidade com o estado de São Paulo. Até o momento, o Paraná não registrou casos relacionados a essa subvariante.
Na semana anterior, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou o primeiro caso da subvariante EG-5. Uma paciente de 71 anos, residente da capital paulista e com esquema vacinal completo, apresentou sintomas compatíveis com a Covid-19 em 30 de julho.
Vacinação
Beto Preto enfatizou a importância da imunização como fator crucial para prevenir formas graves da doença.
No entanto, somente 20% da população paranaense recebeu a vacina bivalente. Com isso, o Secretário de Saúde reforça a importância da vacina contra a Covid-19 e comunica que todos os 399 municípios do Paraná têm estoque de vacinas disponível.
A principal medida de prevenção contra a Covid-19 é a vacina. As doses contra a doença estão disponíveis para toda a população acima de 6 meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, preferencialmente com a vacina bivalente quando recomendado.
Algumas medidas não farmacológicas de prevenção e controle também são importantes, como a higienização adequada das mãos com álcool 70% ou água e sabão, ventilação de locais fechados, isolamento dos casos confirmados de Covid-19 e uso de máscaras (se necessário).