Curso está sendo realizado pela primeira vez no colégio estadual cívico-militar José Chiarelli e é ofertado para alunos do 1º ano do Ensino Médio
Os alunos que estão cursando o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Cívico-Militar José Alexandre Chiarelli, de Rolândia, estão tendo a oportunidade de participar fazer um Curso Técnico de Agronegócio, que tem duração de três anos. De acordo com a professora de administração e economia rural, Vanessa Dahmer, esta é a primeira vez que a disciplina ocorre na instituição. “Eu sou biólogo por formação, e também tenho curso técnico em agropecuária e por isso posso ministrar esse curso para os alunos do Chiarelli”, explicou.
Neste primeiro momento os alunos terão informações sobre cooperativismo e associativismo, e a profissional também será a responsável por ministrar essas disciplinas. “Para realizar a tarefa de campo dessa parte de cooperativismo e associativismo, nós dividimos as turmas em três grupos e cada grupo montou cooperativa. Hoje temos aqui três cooperativas, sendo uma cooperativa de gado de corte e leite (Cattle Farm), outra de produtos orgânicos (Cooper Org) e uma cooperativa de grãos (Soy Cooper)”, informou Vanessa.
Conforme informado pela professora, cerca de 35 alunos estão fazendo parte desse curso. “Nessa atividade de campo, o objetivo é fazer com que eles apresentem as cooperativas para os estudantes que estão no 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Eles vão mostrar o que eles trabalharam, bem como o que eles formaram durante esse trimestre e, consequentemente, vamos mostrar como que funciona uma cooperativa”, pontuou.
Ainda de acordo com a professora, a ideia é dar continuidade no projeto nos próximos anos para que todos os alunos tenham a oportunidade de ter acesso a esse novo conhecimento. “Temos a ideia de levar essa cooperativa adiante, e também irmos incrementando e acrescentando novos alunos a essa cooperativa para que todos tenham a oportunidade de trabalhar e conhecer como funciona uma cooperativa”, afirmou.
Além da atividade realizada, os alunos também tiveram palestras com profissionais da área de agronegócio das empresas AgroGalaxy de Londrina e da Lar de Rolândia. “Eles passaram diversas informações para as crianças e contaram um pouco mais do dia a dia de como que é trabalhar no meio agrícola. A AgroGalaxy veio especialmente para falar sobre como é o trabalho na administração da empresa rural e a Lar focou na questão do cooperativismo”, revelou a professora.
“A intenção de ser três anos de curso é para que eles possam aprender como esse movimento é forte em nossa região e, ao final, possibilitar que eles tenham uma profissão e saiam daqui formados como Técnicos em Agronegócio, que aqui na região norte está começando a crescer muito forte nas cooperativas”, ressaltou Vanessa.
Para a educadora, essa é uma chance de possibilitar que os alunos se insiram de um modo mais facilitado no universo do agronegócio e, além disso, tenham conhecimento técnico e prático e construam um futuro promissor.