Mais de 100 servidores municipais, entre ACSs e ACEs, se formaram em cursos técnicos do Programa Saúde com Agente
Na última semana, no salão paroquial da Igreja Matriz, ocorreu a formatura dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente, para 101 servidores municipais entre agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Os profissionais passaram por formações de agente comunitário de saúde e curso técnico em vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias, além de formação continuada para tutores e preceptores através de um curso de extensão, e uma pesquisa nacional sobre o perfil e atuação dos agentes em todo o país.
A formação é feita em 97% dos municípios brasileiros, com uma média de 200 mil estudantes matriculados nos cursos técnicos, 4.400 tutores e supervisores de tutores e 11 mil preceptores e supervisores de preceptoria.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, o programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).