Por Humberto Xavier Rodrigues
Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14.
“Uma coisa sei”! exclamou o cego de nascença quando lhe foi restituída a visão. Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. João 9:25. Observando todo o contexto do episódio, em seu primeiro encontro com Jesus, o cego de nascença, (que a princípio, tipifica a humanidade cega, por causa do pecado), confessa a sua cura física, particularmente, ele passou a ver a luz do dia.
Em outro momento, o Senhor Jesus o encontra pela segunda vez, e neste encontro, o cego que recebera a “luz do dia”, é também curado de sua cegueira espiritual, recebendo assim “a luz da vida”, especificamente, a vida eterna: Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. João 9:35-38.
Agora, certos que “vemos”, devemos ter o mesmo sentimento do salmista, quando se expressou: Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. Salmo 27:4.
Tudo isto corresponde ao propósito pelo qual fomos chamados: para andarmos com Deus, através da pessoa de Jesus, no poder do Espírito Santo: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9.
De fato, o propósito pelo qual fomos chamados é para nos relacionarmos com Jesus. Seria muito pequeno pensarmos que simplesmente fomos salvos para irmos pro céu. O chamado vai além da ida pro céu. A nobreza de uma alma salva vai além da salvação, ela quer conhecer Aquele que o salvou. A pergunta é esta, existe algo mais nobre do que o chamado para andar com Deus? Amém!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.