Programa iniciado há dois meses é dividido em três trimestres, cada um com foco em diferentes aspectos da preparação para a maternidade
O programa para acolher e empoderar gestantes está fazendo o maior sucesso em Rolândia. O ‘Acalenta Rolândia’ é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social e já está em andamento há dois meses, alcançando bons resultados.
De acordo com a secretária de Saúde, Érika Bezerra Ludwig, o principal objetivo do ‘Acalenta’ é fornecer informações cruciais para a saúde durante o pré-natal, por meio de palestras conduzidas por profissionais de saúde, além de promover atividades de artesanato. “O sucesso do programa se deve, em grande parte, à abordagem inovadora de combinar a preparação para a maternidade com o incentivo à habilidade manual, tornando as gestantes mais bem informadas e capacitadas”, afirmou Érika.
Para fazer parte do ‘Acalenta’, as gestantes devem concluir o grupo com uma assiduidade de pelo menos 80%. Além disso, elas devem realizar, no mínimo, seis consultas de pré-natal, passar por uma avaliação odontológica e manter os exames preventivos em dia. Cumprindo esses requisitos, as gestantes recebem ao final do programa um kit maternidade que inclui produtos produzidos nas oficinas de artesanato.
O programa é dividido em três trimestres, cada um com foco em diferentes aspectos da preparação para a maternidade. Durante as oficinas, as mães recebem orientações sobre saúde materna e desenvolvem materiais artesanais que comporão o enxoval do bebê.
“Nós montamos três oficinas por trimestre. Nessas oficinas, as mães recebem orientações de pré-natal e aprendem a fazer artesanato que comporá o enxoval do bebê. Ajudamos essas mulheres a se prepararem para a maternidade de forma abrangente, fornecendo não apenas conhecimento, mas também itens essenciais”, destacou Érika.
No 1º trimestre, as gestantes aprendem a criar itens como potinhos para algodão e cotonetes, o ‘kit higiene do bebê’. No 2º, as participantes, já cientes do sexo do bebê, produzem paninhos de boca, utilizando técnicas de costura e bordado. Já no 3º trimestre, o das últimas etapas do programa, abordam-se cuidados com o bebê, incluindo orientações sobre amamentação. As gestantes recebem uma bolsa de maternidade que contém fraldas descartáveis, roupas para o bebê, cobertores e outros itens essenciais.
As gestantes que recebem o Bolsa Família ou enfrentam vulnerabilidade social têm seu enxoval com mais itens. “Elas recebem o enxoval mais completo, considerando a avaliação de necessidades feita pela assistente social do CRAS”, pontuou a secretária de Saúde.
O projeto ‘Acalenta Rolândia’ está fazendo a diferença na vida das gestantes da região, capacitando-as para uma maternidade saudável e consciente. Para participar, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e obter mais informações sobre o programa.