Entenda como a PM, comerciantes e a comunidade usam o grupo de Whats ‘Rolândia Segura’ para reforçar a segurança no município
Recentemente a Polícia Militar de Rolândia lançou o programa ‘Rolândia Segura’, no WhatsApp, com o objetivo de melhorar a segurança na cidade, promovendo a colaboração entre os comerciantes, a população e a força policial. o Rolândia Segura estabelece uma comunicação direta e eficaz entre os policiais e a comunidade local.
O programa ‘Rolândia Segura’, que representa uma nova abordagem para reforçar a segurança, foi inspirada por projetos semelhantes deLondrina, e a ideia por trás desse programa é criar grupos de WhatsApp exclusivos para comerciantes e moradores, com o intuito de compartilhar informações relevantes sobre a segurança pública na região.
De acordo com o major Luiz Fernando, do 15º BPM de Rolândia, responsável pelo projeto, esses grupos têm regras específicas e o foco é exclusivamente a segurança. “Os participantes não usam o grupo para trocar mensagens de cumprimento ou assuntos pessoais, mas sim para relatar situações suspeitas, crimes em andamento ou compartilhar imagens que possam ajudar as autoridades a identificar criminosos”, afirmou o major.
Como funciona
O Rolândia Segura é um canal informal de comunicação que visa estreitar os laços entre a população e a Polícia Militar. Embora hoje exista esse canal informal no WhatsApp que permite uma resposta mais rápida e uma maior interação com a comunidade, o uso do contato oficial de emergência não deixe de útil e necessário e continua sendo o 190.
Porém, de acordo com a Polícia Militar, é sem dúvidas por meio desse grupo que os participantes podem relatar atividades suspeitas, compartilhar imagens e informações relevantes que auxiliam muito as autoridades. “As ações de polícia cotidiana, que não envolvem informações sensíveis, são divulgadas no grupo, proporcionando uma sensação de segurança para a comunidade”, pontuou o major Luiz Fernando.
A eficácia do programa já é notável, pois, por meio do grupo e a rápida comunicação via WhatsApp, permitiu a prisão de criminosos em flagrante.
Isso é particularmente valioso em situações em que a segurança de comerciantes ou moradores está em risco.
A comunicação rápida e direta entre a polícia e a comunidade por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp está provando ser uma ferramenta eficaz na prevenção do crime e no aumento da segurança nas áreas urbanas. O programa ‘Rolândia Segura’ demonstra como a inovação tecnológica pode ser usada para aproximar a polícia da comunidade e combater o crime de forma mais eficaz.
Para fazer parte do grupo basta acessar o link disponibilizado pela Polícia Militar: https://chat.whatsapp.com/Hy9xnMC9HT4DJMMm0NVfHU.
Para outras informações entre em contato com o polícia também pelo @15bpm.pmpr no Instagram.
Também pode-se pedir que alguém do grupo passe seu número aos administradores, que o adicionarão.