Parlamentar paranaense destacou o 4º ciclo do CastraPet no ano que vem
“Em 2024, o Instituto Água e Terra (IAT) realizará o quarto ciclo do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet. Prevista para iniciar no primeiro trimestre de 2024, esta nova etapa vai contemplar 165 cidades de todas as regiões do Paraná, incluindo os seguintes municípios que indiquei: Arapuã, Cambé, Conselheiro Mairinck, Grandes Rios, Jundiaí do Sul, Nova Fátima, Porecatu, Prado Ferreira, Quatiguá, Rancho Alegre, Rolândia, Rosário do Ivaí, Santa Amélia, Santa Inês, São João do Ivaí, Sapopema e Wenceslau Braz”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter nesta semana.
Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), estabelecido pelo Governo do Estado para promover o desenvolvimento dos municípios paranaenses, o programa terá investimento nesta fase de R$ 8.980.000,00. Ele visa atender especificamente os pets da população de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes.
“O CastraPet é um programa do Governo do Estado de esterilização gratuita de cães e gatos. Como defensor da causa animal, apresentei a ideia ao governador Ratinho Junior. O objetivo do programa é conter a crescente população de animais nas ruas e, consequentemente, a possibilidade do aumento de casos de zoonoses”, destacou o deputado Cobra.
Desde o seu início em 2019, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos já alcançou quase 70% dos municípios do Estado nas três fases anteriores. Nesse período, foram castrados 75 mil animais em 275 cidades paranaenses, demonstrando o impacto positivo e abrangente do projeto.
Cerca de 40 cidades que o deputado Cobra Repórter representa já receberam o CastraPet desde que o programa foi criado. O parlamentar é um defensor da causa animal. Confira algumas de suas ações:
*É um dos idealizadores do CastraPet; *Solicita a construção de hospitais veterinários regionais e também de delegacias para atendimento aos maus-tratos aos animais; *Tem um projeto de lei para instituir o programa de distribuição de ração para os animais das famílias de baixa renda e protetores; *Apresentou o projeto de lei para instituir o Programa DentalPet Paraná (Saúde Bucal Animal para a realização de odontologia veterinária gratuita); *Tem um projeto de lei para implantar no Estado o programa “Saúde Animal On-line’’ para a realização gratuita de telemedicina veterinária, objetivando a saúde e o bem-estar de animais domésticos, de forma ágil e eficiente; *Elaborou um projeto de lei que visa a proibição de manter animais domésticos acorrentados, alojados ou aprisionados de forma permanente, entre outros.