Por determinação do Governo do Estado do Paraná, Centro de Detenção Provisória agora passa a se chamar Casa de Custódia de Arapongas (CCA)
Assessoria PMA
A Casa de Custódia de Arapongas (CCA) foi inaugurada na tarde da quinta-feira (14) – anteriormente, o local era chamado de Centro de Detenção Provisória (CDP) e a mudança da nomenclatura foi uma determinação do governo do Estado. O ato, inicialmente marcado para as 10h da manhã, foi reagendado para as 16h e contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, de deputados, vereadores, secretários e outras lideranças locais e regionais.
“Esta é uma obra que foi reivindicada por mais de 30 anos e que vem para mudar positivamente a segurança pública da nossa cidade. Um marco para a história de Arapongas. Com muita luta e dedicação, vamos finalmente poder entregar a nossa Casa de Custódia de Arapongas”, disse o prefeito Sérgio Onofre.
OBRA
Construído em terreno de 4,1 mil m2, o prédio tem 1.464 m² de área construída e capacidade para abrigar 136 pessoas, distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite). O investimento é de R$ 7,3 milhões.