Paranaense da 1ª Divisão começa no dia 17 deste mês; já a 2ª Divisão começa no dia 04 maio enquanto a Terceirona se inicia no dia 24 de agosto
O Campeonato Paranaense de Futebol, da 1ª Divisão, começa daqui a duas semanas, mais precisamente na quarta-feira, dia 17 de janeiro. O calendário do futebol paranaense para 2024 foi divulgado pela Federação Paranaense de Futebol ainda em dezembro e determina que a Segundona começa em maio e que a Terceirona se inicie em agosto, mês em que termina a 2ª Divisão.
A Primeirona é disputada por 12 times e começa no dia 17 de janeiro. A competição dura quase três meses e termina no dia 07 de abril, quando conheceremos o campeão entre os 12 times que irão disputar a Primeirona. Athletico, Coritiba, Londrina, Cianorte, PSTC (que subiu no ano passado), Operário de Ponta Grossa, Andraus (campeão da Segundona 2023), Cascavel, Maringá, São Joseense, Azuriz e Galo Maringá estão na competição – os dois times com as piores campanhas na primeira fase caem para a Segundona 2025.
Já a Segundona 2024 será disputada por 10 equipes: Patriotas, Iguaçu, Paraná Clube, Apucarana Sports, Laranja Mecânica, Grêmio Maringá, Rio Branco, Foz do Iguaçu e os recém-chegados da Terceirona, ACP e Nacional. Rio Branco, de Paranaguá, e Foz do Iguaçu caíram da Primeirona 2023. A competição começa no dia 04 de maio e segue até 10 de agosto. Há comentários de que o Rio Branco irá pedir um afastamento – se isso acontecer, vai para a Terceirona quando voltar e o Campo Mourão herda a vaga na 2ª Divisão.
O Paranaense da Terceirona 2024 será disputado por, até o momento, 11 times: Campo Mourão, Prudentópolis, Arapongas, Hope Internacional, Rolândia REC, Batel, Portuguesa Londrinense, Iraty, CA Cambé, e os recém-rebaixados Toledo e Araucária. A Terceirona começa no dia 24 de agosto e segue por três meses, terminando no dia 24 de novembro. Se realmente o Campo Mourão for para a Segundona 2024, a Terceirona será disputada por 10 equipes.
Em 2023, o Athletico foi campeão da 1ª Divisão ao bater o Cascavel por 2 a 1 fora de casa e empatar, em casa, por 0 a 0. Já a Segundona foi vencida pelo Andraus, que venceu o PSTC duas vezes por 2 a 1. O título da Terceirona ficou com o ACP, de Paranavaí, em 2023: o Vermelhinho venceu o NAC em casa por 2 a 0 e fora de casa por 1 a 0.