Licitações abrangem diversos setores desde a aquisição de materiais como impermeabilizantes até a compra de hortifrútis, panificados, carne suína, e uniformes
As licitações agendadas para o mês de janeiro em Rolândia são direcionadas para diversos setores e, especialmente, destinadas a proporcionar oportunidades às Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI). Para abordar melhor sobre o assunto, a equipe do JR – Um Jornal Regional falou com o servidor Gesiel Araújo, responsável pelo programa ‘Compra Rolândia’.
A ação é uma ferramenta para o desenvolvimento da cidade e é desenvolvida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Compras, Licitações e Patrimônio. Tem como objetivo estimular os micros e pequenos empresários da cidade a participarem de processos licitatórios realizados pela Prefeitura e também de outros entes governamentais.
De acordo com Araújo, no dia 3 de janeiro de 2024, ocorreu a licitação para estabelecer um Registro de Preços destinado à eventual aquisição de impermeabilizantes para pisos de granilite e materiais de limpeza correlatos. Esse registro permitirá que a Prefeitura compre esses produtos quando necessário, utilizando os preços definidos na licitação.
Na sexta-feira (12), aconteceu a licitação para criar um Registro de Preços voltado à compra eventual de hortifrútis (frutas, legumes e verduras). Isso possibilitará à administração pública adquirir esses itens de acordo com a demanda, utilizando os preços previamente acordados.
Já na segunda-feira (15), aconteceu a licitação para estabelecer um Registro de Preços visando à aquisição eventual de produtos de padaria, como pães, bolos e demais itens produzidos por padarias locais. Nesta quinta-feira (18), está agendada uma licitação para criar um Registro de Preços para a compra eventual de carne suína e gêneros básicos associados.
Por fim, no dia 22 de janeiro, às 13h30, será realizada uma licitação para estabelecer um Registro de Preços destinado à eventual aquisição de uniformes, que facilitará a compra dos produtos pela administração pública, utilizando os preços definidos nessa licitação. Para conferir cada edital licitatório basta clicar neste link que se encontra no site oficial da prefeitura municipal: (http://servicos.rolandia.pr.gov.br/licitacao/grid_licitacoes_web/ ).
Vale ressaltar que o programa ‘Compra Rolândia’, lançado em junho de 2023, é uma iniciativa da Prefeitura de Rolândia, em parceria com o SEBRAE e a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR). Durante o ano de 2023, o ‘Compra’ teve um desempenho significativo, resultando em mais de 12 milhões de reais em licitações vencidas por micro e pequenas empresas.
A ação visa não apenas a inserção das empresas locais nos processos de compras públicas, mas também oferece suporte por meio de orientações, informações e qualificação técnica. Empresários rolandenses interessados em mais detalhes sobre as licitações ou o programa ‘Compra Rolândia’, podem entrar em contato com o servidor Gesiel por meio do telefone e WhatsApp (43) 3255-8674. Também é possível ir presencialmente tirar as suas dúvidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, no piso superior do prédio da Prefeitura.