Entrega voluntária ‘vira’ abandono de bebê no Whats

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Entrega voluntária ‘vira’ abandono...

Além da fake news, até a foto do recém-nascido também circulou por grupos do aplicativo pedindo a doação de roupas e de fraldas

Nesta semana, depois do parto, uma mulher decidiu fazer a entrega voluntária da criança, o que é permitido por lei. O caso aconteceu em Rolândia com uma gestante de uma outra cidade que veio ter o bebê na maternidade do Hospital São Rafael.


O caso é que o fato, sigiloso, virou uma fake news com direito à exposição até da foto do recém-nascido em grupos de WhatsApp. A entrega voluntária virou um ‘abandono’ do bebê nas redes sociais. O julgamento sobre a mãe não foi nada leve.


O presidente do Conselho Tutelar de Rolândia, Rogério Santana, lembra que uma lei de 2017 alterou o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que no seu artigo 19-A garante à gestante poder manifestar seu interesse na entrega legal da criança para adoção. “Há todo um trâmite: a gestante é acompanhada com psicóloga e assistente social. Toda a equipe médica, na hora do parto, precisa estar ciente dessa situação”, explica Rogério.


O caso dessa entrega voluntária é encaminhado para a Vara da Infância do município e, tão logo o juiz ou juíza tenha conhecimento, essa criança será institucionalizada, ou seja, vai para uma casa de acolhimento (Casa Abrigo). “Depois de todo o trâmite legal, o poder familiar desta criança é destituído e ela entra para o cadastro nacional de adoção”, pontuou o conselheiro.


É importante que as pessoas olhem para a mãe que fez a entrega voluntária não julgando, mas como alguém que fez uma escolha pela vida da criança. “Ela poderia ter feito outras escolhas, mas escolheu pela vida e por fazer a entrega, que é garantida pela Lei, para que a criança possa ter um futuro com uma família que a deseja. É um motivo de acolhimento e não de julgamento”, ressaltou Santana.


O Conselho Tutelar de Rolândia irá tomar providências com relação à exposição da foto do recém-nascido e da fake news espalhada em grupos de WhatsApp.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo