Novos guardas municipais têm aulas teóricas e aulas práticas, com módulos de aperfeiçoamento e manejo de armamento; formatura será no dia 20
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), vem fortalecendo as atividades do Curso de Formação dos novos guardas municipais. Na última semana, os novos agentes têm participado de atividades teóricas e práticas, na cidade de Londrina.
De acordo com a coordenadora, GM Oliveira, ao longo das próximas duas semanas o grupo passará por treinamento – sendo 35 horas de aulas teóricas e 65 horas de aulas práticas, com módulos de aperfeiçoamento e manejo de armamento; conforme a portaria nº 09 da Polícia Federal. “Isso possibilita que o grupo se qualifique como guardas municipais armados – conforme a legislação vigente. Ao final deste período, entram em fase de estágio supervisionado nas ruas de Arapongas”, disse a GM Oliveira.
“Estamos realizando o treinamento em parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Penal através do Setor de Operações Especiais (SOE). Esses policiais se voluntariaram a fazer esse treinamento sem custo algum”, ressaltou a GM.
A atual etapa de capacitação deve totalizar 100 horas/aulas. O secretário da pasta, Paulo Argati, avalia positivamente o avançar da formação dos guardas municipais. “Temos visto de perto todo o trabalho e empenho. Os guardas agregarão ainda mais nos serviços em segurança pública”, acrescentou.
Marcada para o dia 20/03, a Secretaria de Segurança fará a formatura dos 13 novos guardas municipais. A solenidade será na Estação Cultural Milene, contando com presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, demais secretários municipais, vereadores e outras lideranças.
Você sabia?
O Curso de formação de guardas municipais de Arapongas é pioneiro na metodologia aplicada. Durante as aulas, os novos agentes aprendem na prática situações do cotidiano, com jornadas que envolvem noções de agentes de trânsito, policiamento comunitário, Direito (administrativo, penal, direitos humanos e constitucional), uso de armamento. A formação é coordenada pela GM Oliveira, Supervisor GM Vagner e GM Bertoli, com apoio de diversos instrutores e GM´s.