Pesquisar
Close this search box.

Rolândia: Primeira Igreja Batista comemorou 78 anos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Rolândia: Primeira Igreja Batista...

Fundada na Fazenda Bimini, a Primeira Igreja Batista de Rolândia comemorou seu aniversário em um culto especial, contando com a presença do pastor londrinense Raimundo Soares de Sousa

José Carlos (presidente da PIB), e os pastores Jorge Chaves Rodrigues (PIB Rolândia) e Raimundo Soares de Souza (Igreja Batista do Monte Sião, de Londrina).

No domingo (24), a Primeira Igreja Batista de Rolândia (PIB) celebrou seu aniversário de 78 anos em um culto marcado por momentos de reflexão, louvor e gratidão. A igreja (Rua Duque de Caxias, 365) tem uma história de décadas, marcada pela dedicação e fé de seus membros fundadores. Apesar da fundação em janeiro, a PIB optou pela comemoração em março.


Atualmente a PIB é liderada pelo pastor Jorge Chaves Rodrigues (57) e tem José Carlos de Mattos como presidente. O culto de aniversário contou com a presença marcante do pastor Raimundo Soares de Sousa (68), da Igreja Batista Monte Sião, do Conjunto Aquiles Stenghel, de Londrina. Sua mensagem inspiradora emocionou os fiéis, renovando os votos de compromisso com a fé e os princípios cristãos.

Histórico da PIB
Fundada em 6 de janeiro de 1946, a Primeira Igreja Batista de Rolândia tem uma trajetória marcada por diferentes fases e desafios. A igreja teve sua base estabelecida por um grupo de membros fundadores cuja dedicação e compromisso foram fundamentais para sua criação e crescimento. Nomes como José Luiz Ramos e família, Maria das Dores Godinho, Etelvina, Glória, família Antônio Neves, Emília Vieira de Andrade, Eliseu Lisboa, Antônio Vieira, Jose Rodrigues do Carmo, Barnabé Silva, Maria Silva, Pedro Silva, Ana Silva, Messias Silva e João Silva, Aldamir e Orzi Borges tiveram um papel importante na história da igreja.


A primeira congregação foi fundada pelo irmão Luiz Jose Ramos na Fazenda Bimini, mais especificamente na casa da família Godinho. A congregação era visitada mensalmente pelo pastor Frederico Vitor, da Igreja Batista de Ibiporã, e pelo evangelista Benedito Serafim.

Detalhe de um culto na década de 1940


A diretoria fundadora foi composta pelos líderes Enoque Barbosa Medrado (Presidente), Paulo Gailit (Secretário) e o pastor Carlos Strobug (Orador, Secretário da Junta Executiva do Paraná), juntamente com os pastores Xavier Assunção e A. Bem Oliver, pessoas que contribuíram significativamente para a organização inicial da igreja. Na época de sua fundação, a Primeira Igreja Batista de Rolândia contava com 43 membros.


Desde seus primeiros dias na Fazenda Bimini até sua atual sede, a igreja tem sido um ponto de encontro para a comunidade local, promovendo a união e a espiritualidade. Foi a mudança para a Av. Tiradentes, 426, que marcou um novo capítulo na história da igreja, que mais tarde encontrou abrigo na igreja Metodista Alemã, atualmente conhecida como Igreja do Cristianismo Decidido.


Durante esse período de transição, a congregação foi guiada pelo evangelista Alves de Almeida, da Igreja Batista de Londrina, seguido pelo irmão Traci Rosa dos Santos.


Nessa época, no final da década de 1940, foi construída a Casa de Culto onde hoje situa-se o Templo Batista (Rua Duque de Caxias).

O atual templo sendo erguido na rua Duque de Caxias


No ano de 1948, a PIB foi oficialmente organizada, tendo como pastor missionário Thomas Clinscales. Desde então, a Primeira Igreja Batista de Rolândia tem sido liderada por uma sucessão de pastores e líderes comprometidos com sua missão espiritual e comunitária.


Entre esses líderes estão Agenor Ribeiro, que começou como evangelista e foi consagrado pela igreja; Antonio Egidio Neto, José Carneiro de Matos, e Joaquim Reis, que serviram como evangelistas; Jorge Calefe, Jorge Ramos Pereira, Sergio Pereira do Nascimento, missionários William Smith e Miguel Collins, Antonio Moreno, Aladir Dutra, Roberto Albano, diácono José Carlos de Mattos, Pedro Messias, Leio Batista, Alverindo da Silva, Sinesio Martins de Castro, Mario Cardoso Gadelha, e diácono José Carlos de Mattos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: