Exposição Nhande Marandu começa nesta segunda no Museu de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Exposição Nhande Marandu começa...

Exposição segue até 03 de maio e quer reforçar a importância da valorização da cultura indígena

Entre os dias 15 de abril e 3 de maio, o Museu Histórico de Rolândia abre suas portas para a exposição “Nhande Marandu” (‘Nossa Mensagem’ em guarani), uma iniciativa cultural que busca celebrar e valorizar a riqueza dos povos originários do Brasil. O evento é organizado pelo Colégio Estadual CM Presidente Kennedy em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia.


O projeto apresenta uma seleção diversificada de obras de arte, incluindo peças de alunos do colégio e criações do grafiteiro Kaingang conhecido como Xozão. “Essa parceria com a Secretaria de Cultura surgiu da ideia de fazer uma exposição com as obras do grafiteiro Xozão, mas como ele não teria a quantidade suficiente de obras para o museu conseguir abrir uma exposição, sugerimos então colocar algumas obras que os alunos do colégio já tinham feito nos anos anteriores e algumas que eles produziram neste ano”, explicou a professora Clarissa Fagnani Bacco.


De acordo com a professora, na exposição há obras produzidas por alunos desde 2014, todas elas enfatizando e valorizando a cultura indígena. Algumas dessas obras foram criadas por alunos do 2º Ano do Ensino Médio e do 8º Ano do Ensino Fundamental. “Cada obra possui um nome específico, geralmente um nome indígena. Além disso, serão exibidos alguns artigos mais coloridos e também serão incluídas três obras do grafiteiro Xozão”, informou.


No dia da abertura, uma aluna indígena Guarani, estudante de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), fará uma fala sobre cultura, explicando a importância da valorização, ressaltando a necessidade de não limitar essa valorização apenas à semana do dia 19, quando se comemora o Dia dos Povos Indígenas, mas sim de realizar um trabalho contínuo de reconhecimento e valorização dos povos originários.


Com um horário de funcionamento das 9h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, os visitantes terão a oportunidade de explorar o significado por trás de cada obra, com nomes específicos em guarani e uma abordagem que destaca a importância da preservação e valorização da cultura indígena.
É uma oportunidade para a comunidade se envolver, aprender e valorizar ainda mais a cultura indígena.
Para agendar visitas em grupo ou obter mais informações, entre em contato pelo telefone (43) 3255-5516 ou (43) 3906-1086.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote