Órgão alerta consumidores e consumidoras para as compras no Dia das Mães
Uma das datas em que há mais compras no comércio é no Dia das Mães, seguramente. Por isso, o Procon de Cambé traz algumas recomendações para que o consumidor tenha cuidado na hora de realizar suas compras, não sofra com golpes, não tenha dor de cabeça e acerte na hora de escolher o mimo ideal para a sua mãe.
Tanto para o comércio local como para o virtual, o Dia das Mães é a segunda data que mais gera vendas, atrás apenas do Natal. No entanto, segundo o coordenador do Procon no município, Willian Train, isso acaba requerendo um cuidado especial.
“Antes de realizar qualquer compra, o consumidor pode tomar alguns passos que vão ajudar a escolher o presente ideal sem grandes complicações. Primeiro, é preciso ponderar se o valor do produto cabe no bolso e não irá comprometer seu orçamento. Também se recomenda que o consumidor faça uma pesquisa de preço do produto que pretende comprar, pois sempre há diferença de preços de um comércio para outro. E ao comprar pela internet, o consumidor deve estar atento para não acessar sites e perfis de redes sociais falsos. Procure sempre adquirir produtos de sites conhecidos e confiáveis”, explicou o diretor.
Além disso, o arrependimento da compra é um direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, pelo qual o item adquirido pode ser devolvido no prazo de sete dias da compra ou da entrega do produto. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito. Entretanto, esse direito é somente para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, telefone, WhatsApp ou na porta de casa. As compras realizadas dentro de lojas físicas não são abrangidas pelo direito de arrependimento, devendo ser combinada antecipadamente com o fornecedor sobre uma eventual troca do produto.
De acordo com Train, as principais reclamações dos consumidores nessa data são referentes à troca de presentes sobre tamanho, cor e outros fatores, quando adquirido no comércio local. Quanto ao comércio eletrônico, as reclamações são pelo não cumprimento do prazo de entrega ou cancelamento unilateral da compra.
Se o consumidor identificar qualquer tipo de prática abusiva, pode denunciar através dos telefones 151 ou 3174-2851.