Inauguração começa a partir das 09 horas e diversas atrações ocorrem ao longo da manhã
Será inaugurado neste sábado, dia 29 de junho, a réplica do Hotel Rolândia, considerada o marco zero da cidade. A data de inauguração ocorre exatamente 90 anos após o início da construção do Hotel original, em 1934. A cerimônia será realizada na própria réplica, que fica ao lado do Museu Municipale ‘atrás’ da estátua do Roland (Av. Getúlio Vargas), das 9h às 14h, com a inauguração oficial marcada para às 10h.
Apesar da expectativa inicial, a inauguração do Armazém Cultural foi adiada, pois a finalização interna do Armazém, incluindo a instalação de portas e do palco, ainda não foi concluída – não há previsão de quando será a inauguração. Quando estiver pronto, o local será utilizado para oficinas culturais e pequenos eventos, pois o espaço contém um palco com mais ou menos 70 lugares e um outro salão.
Programação
A programação do evento de inauguração promete ser rica em atividades e atrações. O evento começará às 9h, com a presença de diversos Food Trucks e a visitação às exposições “A Locomotiva do Progresso” e “Recordando os 75 anos da Biblioteca Central” no Museu Municipal. Durante esse período, o artista plástico Kelvin Martins Fonseca realizará uma pintura em tela, reproduzindo uma foto do Hotel Rolândia original.
Às 9h20, a Fanfarra do Colégio Estadual Pe. José Herions/Acrebi fará uma apresentação. Às 9h40, será a vez dos alunos de capoeira e ballet da Secretaria de Cultura e Turismo e do Centro Cultural São Fernando mostrarem suas habilidades.
A cerimônia oficial de inauguração começará às 10h, com apresentações da Orquestra Filarmônica da Acrebi, de Rolândia, e do grupo folclórico Rotkappen. Após a cerimônia, a réplica do Hotel será aberta para visitação, oferecendo uma viagem no tempo com a exposição de objetos e fotos do antigo Hotel Rolândia, além de espaços temáticos que recriam uma cozinha, um quarto e uma sala com móveis antigos.
Às 11h30, o músico Cleverson Perciliano fará uma apresentação musical, trazendo mais uma atração cultural ao evento, e o encerramento está previsto para as 14 horas. Embora o Armazém Cultural ainda não esteja pronto para inauguração, a ativação dessa réplica do Hotel Rolândia já é um grande passo na valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, e toda comunidade está convidada a participar desse momento.