2ª Taça Brasil de Clubes de Bolão Masculino reuniu 12 equipes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
A equipe de São Martinho, município do Rio Grande do Sul, foi a grande campeã da 2ª Taça Brasil de Clubes de Bolão Masculino – Bola 23, disputada em Rolândia de 11 a 14 de julho. Na final, São Martinho venceu o Clube 16 de Abril, de Itaiópolis, Santa Catarina, por 1765 a 1752. Em terceiro lugar ficou a equipe de Atalaia de Guarapuava (PR), depois de vencer a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (RS) por 1764 a 1763.
A competição foi realizada no Rolândia Country Club II (Antigo Concórdia) e organizada pelo próprio RCC em parceria com a Associação de Bolonistas de Maringá – ABM. A equipe de Maringá, que ‘representou’ Rolândia, classificou-se para as quartas-de-finais, mas parou na equipe de Novo Hamburgo, que venceu por 1735 a 1691.
As partidas finais foram disputadas no domingo e foram bem tensas, já que a torcida no chamado ‘Bolão Alemão’ é bem intensa. Na primeira semifinal, São Martinho venceu G. Novo Hamburgo por 1772 a 1756 enquanto na outra partida decisiva ocorreu a vitória do Clube 16 de Abril sobre Atalaia por 1740 a 1738.
Com esses resultados, as equipes de São Martinho, Clube 16 de Abril, de Itaiópolis, Santa Catarina, e Atalaia, de Guarapuava (PR), estão classificadas para o Brasileiro de 2025.
Já os prêmios individuais de ‘Braço de Ouro’ (melhor pontuação individual) ficaram com David Henrique Sulzbach, de São Martinho; o ‘Braço de Prata foi de outro atleta de São Martinho, Alex Fabiano Blatt, e João Leonardo Jagas, do Atalaia Guarapuava, foi o ‘Braço de Bronze’ da competição.
A 2ª Taça Brasil de Clubes de Bolão Masculino – Bola 23 é uma das mais importantes do cenário nacional, quando se trata de Bolão Bola 23: o ‘Bola 23’é devido ao diâmetro da bola – 23 cm. A Taça Brasil reuniu equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, num evento com mais de 150 atletas em busca do título nacional da modalidade.
As equipes
Os clubes de Bolão que representaram o Paraná foram a ABM (Associação dos Bolonistas de Maringá), a AMOVI (Associação dos Motoristas Vividense), de Coronel Vivida, o Clube Curitibano, e o Atalaia – Sociedade Esportiva Recreativa, de Guarapuava.
Já de Santa Catarina veio com as equipes do CME (Clube Recreativo Floresta), de Agrolândia, da Associação Recreativa Esportiva Vitória, de Schroeder, do Clube Cultural, Recreativo e Esportivo 7 de Setembro/PM, de Xanxerê, e do Clube 16 de Abril, de Itaiópolis.
Por fim, o Rio Grande do Sul foi representado pelo Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, Clube 15 de Novembro, de Campo Bom, e Clube Recreativo e Esportivo São Martinho, de São Martinho.
Mais eventos
O RCC volta a sediar um evento de Bolão em novembro, com o apoio da Secretaria de Esportes de Rolândia: será a fase final dos Jogos Abertos do Paraná no masculino e no feminino. O Rolândia Country Club está tentando montar uma equipe de bolão masculino e feminino para defender o clube e o município. O local conta com toda a estrutura para a prática o esporte, conhecido como boliche alemão, que pode ser praticado por homens e mulheres.