Bombeiros foram até o jardim Erdei e capturaram o animal, confundido com um lobo-guará, que já foi solto na natureza
Um cachorro-do-mato de cerca de 15 quilos foi capturado pelo Corpo de Bombeiros de Rolândia na tarde do sábado (13). Também chamado de raposa, o animal estava em cima de um muro entre duas casas no Jardim Erdei, em Rolândia, e não deu muito trabalho para os bombeiros. O cachorro-do-mato foi levado pelos bombeiros e solto na natureza, aqui em Rolândia mesmo.
“Chegou uma chamada para gente e a pessoa falou que tinha um animal em seu quintal. Ele disse que não sabia o que era, mas que parecia um lobo-guará”, explica a bombeira Anna Rafaela. Além dela, o cabo Fukahori e o soldado Lovato também foram na ocorrência no Jardim Erdei.
Os bombeiros levaram uma gaiola grande, e outros equipamentos, como uma guia. “A raposa foi bem mansinha e só se debateu um pouco quando a guia apertou seu pescoço”, relembra Anna Rafaela. “Colocamos ela na gaiola e entramos em contato com o Miguel Consani, da Defesa Civil de Rolândia, que sugeriu que o bicho fosse solto na fazenda Bimini.
A própria Anna Rafaela pegou o cachorro-do-mato e o levou até a Fazenda. “Falei com a Dora, que mora na Bimini, e pegamos uma trilha e soltamos a raposa perto da represa”, relembra a bombeira rolandense.
Dispersador de sementes nativas
Os cachorros-do-mato (Cerdocyon thous L.), também chamados de raposas, são mamíferos da família Canidae com ampla distribuição na América do Sul. Essa espécie encontra-se em todos os biomas do Brasil, com exceção de grande parte da Amazônia, pois sua preferência é por ambientes mais abertos e matas pouco densas. Alimentam-se de frutos, insetos, crustáceos, pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios…