Pesquisar
Close this search box.

Arapongas teve 35 mil atendimentos em fisioterapia em 2024

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Arapongas teve 35 mil...

Número de atendimentos em fisioterapia foi registrado no município de janeiro a junho

Arapongas teve 35.365 atendimentos em fisioterapia integrados ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), apenas de janeiro a junho deste ano. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e se referem ao 1º semestre de 2024. Além dos atendimentos, diversos estabelecimentos da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do município disponibilizam tratamento fisioterápico.


Após a consulta médica e indicação do tratamento, os pacientes iniciam os atendimentos com a equipe de fisioterapeutas que atuam nas 30 equipes da Estratégia Saúde da Família. Após os primeiros atendimentos, as pessoas que precisarem continuam o tratamento de acordo com a sua necessidade.
A saúde e bem-estar das pessoas da terceira idade também é uma preocupação de Arapongas. A cidade tem uma equipe de fisioterapeutas e clínicas equipadas nos 5 Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s).

O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, garante que a rede de serviços busca fácil acesso e maior vínculo com a comunidade. “Saúde e qualidade de vida andam juntas. E na prática, a fisioterapia pública de Arapongas tem atendido um público diverso, desde os jovens até os nossos idosos, através de profissionais competentes”, afirma Paludetto.


Se necessitarem de tratamento de fisoterapia, as gestantes contam com o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), que também disponibiliza os atendimentos para as gestantes e demais mulheres que necessitem de fisioterapia.


Clínica municipal
Inaugurada em 2018, a Clínica Municipal de Fisioterapia ‘Ivone Bonato Kümmel’ (Rua Garças, 1006) atua no atendimento a pacientes ortopédicos, com fraturas e em pós-operatórios e conta com sala equipada com aparelhos de eletroterapia (TENS, Ultrassom, Laser e Dualpex), termoterapia, além de dois espaços para trabalho de cinesioterapia (atividades físicas terapêuticas), com tablados, bolas, halteres, pesos, elásticos, bicicletas ergométricas e esteiras.


A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que uma ampla rede de clínicas privadas credenciadas pelo SUS do município completam as possibilidades de oferta de tratamentos, garantindo qualidade e acesso a todos os pacientes. O município também se destaca na oferta de hidroterapia, que é um tipo de fisioterapia realizada em piscina aquecida.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé contra o ‘Aedes’

Prefeitura terá mais seis mutirões de limpeza contra a Dengue este ano A chegada do verão, a temporada de chuvas e as temperaturas elevadas acenderam