Pesquisar
Close this search box.

Cambé quer usar Hospital veterinário da Unifil

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Cambé quer usar Hospital...

Prefeitura do município de Cambé discute convênio com a Unifil para uso do Hospital Veterinário

Representantes da Prefeitura de Cambé e da Unifil iniciaram as conversas de um convênio para uso da estrutura do Hospital Veterinário da Universidade. O encontro foi na quarta-feira (21). O objetivo é firmar uma aliança para promover o tratamento de animais vulneráveis no município, como os que estão na rua e ficam doentes ou são atropelados, por exemplo.


O projeto é inédito na história de Cambé, em uma união entre a Prefeitura, a Universidade e o Governo do Estado. Tudo isso para atender animais abandonados no município, em uma estrutura ampla, moderna e que pode resgatar e tratar tanto de pequeno e grande porte, como os silvestres e exóticos. Com o convênio, a Prefeitura passaria a encaminhar todos os animais que identificar que precisam de cuidados para a equipe técnica da Unifil.


O Hospital Veterinário da Unifil tem estrutura para promover consultas, exames de sangue e de imagem, todo tipo de cirurgia e internação. De acordo com a veterinária do hospital, Daniele Martina, o local possui tudo que um animal precisa no atendimento, desde o recebimento, internação, atendimento clínico, até a entrega com o animal bem e medicado, e também o medicamento para dar continuidade ao tratamento. No final do mês passado, representantes da Prefeitura visitaram o hospital e conheceram ambulatório, clínicas, salas cirúrgicas, laboratórios, entre outros espaços.


A pró-reitora de pós-graduação e responsável por convênios da Unifil, Magali Roco, destacou que a união é fundamental para atender uma demanda importante do município e levar mais cuidados aos animais de Cambé. “Nós temos hoje esse atendimento muito técnico, muito profissional na área de Centro de Apoio à Fauna Silvestre. Então, nós estamos aqui para propor um convênio ao município de Cambé e propor justamente essas situações. Levar mais cuidado aos animais que acabam ficando abandonados na cidade, através do nosso corpo clínico e nossa estrutura. Agora, tem a situação técnica a ser envolvida pelos advogados, procuradores do município para ver onde que isso tecnicamente se estabeleceria para evoluirmos. Mas temos já um disparador de projeto piloto entre Governo do Estado, Prefeitura e Unifil para seguirmos com essa demanda tão necessária, e atender animais abandonados e com sinais de maus tratos.


“Hoje a Prefeitura não conta com nenhum tipo de atendimento especializado ao animal que é atropelado, vítima de envenenamento ou de maus-tratos. Com esse convênio, a gente vai ter uma ajuda nesse sentido, para conseguir atender esses animais vulneráveis. O foco é ajudar, principalmente, animais que não possuem tutores, que vivem na rua. Esse convênio pode promover um bem-estar e um ganho muito grande na proteção animal em Cambé”, afirmou Bárbara Rodrigues, veterinária da Prefeitura.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: