Ibiporã: 75% dos estabelecimentos escolares têm período integral

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Ibiporã: 75% dos estabelecimentos...

Dos 18 CMEIs do município, 15 são em período integral, assim como 9 das 15 escolas de 1º ao 5º ano

O ensino em tempo integral oferece várias vantagens para as famílias que têm seus filhos nas escolas e CMEIs que oferecem esse tipo de matricula. Ibiporã atualmente conta com 18 CMEIs e 15 deles são de período integral, assim como nove das 14 escolas de Ensino Fundamental I do município.


O Ministério da Educação (MEC) destacou cinco motivos para a criação das matrículas em tempo integral nos estabelecimentos escolares. Conheça-os:


A jornada de tempo integral proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do estudante, não apenas em sua dimensão cognitiva, mas também na social, emocional, física e cultural. Os estudantes saem mais preparados para a vida e a construção de suas trajetórias pessoais, sociais e profissionais.


Com maior exposição ao currículo, os estudantes recebem maior apoio em suas trajetórias de aprendizado, com metodologias diversificadas que reforçam o protagonismo, a autonomia e a participação estudantil, garantindo seus direitos de aprendizagem e a permanência na escola.


O tempo integral oferece mais segurança e proteção social aos estudantes durante o horário de trabalho de suas famílias. O acesso ao ambiente seguro e supervisionado por profissionais qualificados durante uma parte significativa do dia tranquiliza as famílias em relação à segurança de seus filhos, trazendo impacto positivo principalmente para a inclusão da mulher no mercado de trabalho.


A educação em tempo integral beneficia a saúde, o bem-estar e a formação para a cidadania de seus estudantes. A oferta de um maior número de refeições e de apoio socioemocional por meio de parcerias intersetoriais faz da escola em tempo integral um espaço de garantia de direitos. Na perspectiva da educação integral, a formação para a cidadania é essencial, garantindo a aprendizagem de direitos, deveres e da cultura democrática.


O tempo integral, quando associado à educação profissional e tecnológica, prepara os alunos para o mundo do trabalho. A exposição a uma variedade maior de disciplinas e atividades ajuda-os a descobrir interesses e habilidades, facilitando escolhas profissionais mais informadas no futuro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional