O dia D da campanha nacional de vacinação contra o vírus H1N1, causador da gripe A, será neste sábado (30). Segundo Marcelo Marques Ferreira, diretor de Vigilância em Saúde de Rolândia, a vacinação começou na segunda-feira (25) e 18,39% da meta foi alcançada até a quinta-feira (28). Todas as Unidades Básicas de Saúde do município – inclusive a do Conjunto Tomie Nagatani, recém-inaugurada – estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da campanha.
Ferreira relata que a meta é que sejam vacinadas 16.757 pessoas do grupo prioritário, formado por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.
A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito. Ela é eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Em adultos, a dose é única. Já para crianças, é preciso completar o esquema vacinal de duas doses para a proteção. A vacina pode ser estendida para outros grupos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
O paciente com suspeita de gripe A passa por uma avaliação criteriosa do médico, que prescreve a medicação correta. Em alguns casos, o paciente pode ser internado para ficar sob observação. A campanha nacional de vacinação segue até o dia 20 de maio.