Sabine Giesen, que já foi vice-prefeita e também presidente da Câmara, foi a única mulher eleita para o Legislativo de Rolândia
No domingo (6), Sabine Giesen (PRTB) foi eleita vereadora em Rolândia com 1.077 votos. Ela será a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal na próxima Legsialtura e terá a companhia de 9 vereadores. Em entrevista ao JR – Um Jornal Regional, Sabine compartilhou suas principais pautas e desafios para o mandato, além de refletir sobre sua conquista num cenário político predominantemente masculino.
De acordo com Sabine, entre suas principais propostas está a capacitação profissional para o desenvolvimento da cidade. “Temos empresas buscando mão de obra em outras cidades porque não encontram em Rolândia. Existem muitas vagas abertas e pessoas precisando de empregos. É urgente a capacitação dos nossos trabalhadores para preencher essas vagas, conquistar salários melhores e aumentar sua qualidade de vida”, afirmou.
Outro ponto de destaque feito pela futura vereadora é o fortalecimento do turismo rural. Sabine acredita que essa pauta tem o potencial de impulsionar a economia local, além de promover a cultura e o entretenimento da cidade. “Quero ver Rolândia voltando a ser reconhecida a nível nacional, através da beleza da cultura presente nas nossas terras. Isso traz benefícios para os turistas, mas também para os nossos cidadãos”, pontua.
A saúde das mulheres é outra prioridade da vereadora eleita, que pretende buscar emendas para ampliar as especialidades médicas voltadas ao público feminino. “ Durante a campanha, nas visitas e nas empresas, muitas mulheres me abordaram para pedir, principalmente, por saúde para as mulheres. Um centro de especialidades é primordial para as nossas cidadãs. Para cuidar de todas elas, desde a infância até a melhor idade, passando por todas as especificidades de cada idade”, destaca.
De acordo com Giesen, a independência financeira também é um dos pontos que precisam ser melhor desenvolvidos. “Oferecer meios para que elas possam encontrar uma profissão e não depender de ninguém financeiramente. Já fizemos cursos com essa intenção no passado e quero retomá-los e aprimorá-los”, comenta.
Sabine também ressaltou a importância das escolinhas de esporte para a formação das crianças, defendendo a retomada de diversas modalidades esportivas. Para ela, o esporte pode ensinar valores como resiliência e garra, além de contribuir para a saúde infantil. “Precisamos tirar nossas crianças das telas e ajudá-las a se desenvolverem”, destacou.
Representatividade
Como a única mulher eleita para a Câmara, Sabine vê sua vitória como uma conquista significativa, mas também reflete sobre o desequilíbrio de gênero no cenário político local. “Fico feliz por ter sido eleita, mas triste por estar sozinha. Não é a primeira vez que isso acontece e precisamos mudar esse cenário. As mulheres precisam entender que votar em mulher é ter seus interesses e direitos priorizados. Mas meu compromisso com elas se torna ainda maior diante desse fato de estar sozinha e vou honrar esse compromisso”, disse.
Ela se comprometeu a usar sua posição para incentivar a participação de mais mulheres na política, afirmando que pretende buscar iniciativas de formação política para o público feminino. “Vi candidatas muitíssimo capacitadas nessas eleições, uma pena não terem sido eleitas. Não podemos perdê-las, elas podem ter um futuro brilhante na política de Rolândia. Formação política para mulheres é um dos cursos que vamos buscar para incentivar as mulheres a seguir nesse caminho e mostrar como elas podem fazer a diferença, não só nas eleições”, afirmou.
Com uma experiência no legislativo, e uma jornada marcada por sua atuação como presidente da Câmara e até prefeita interina, Sabine acredita que sua experiência será um diferencial neste novo mandato. “Meu slogan de campanha trazia ‘experiência’ porque sei o que é possível ou não de ser feito. Quero usar isso para ajudar o prefeito Ailton Maistro a cuidar da cidade de Rolândia”, explicou.