Projeto do Roland ‘ganha tudo’ em Feira do Recife

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Projeto do Roland ‘ganha...

A PhotonBoot busca acelerar o tratamento de lesões e doenças nos ligamentos; projeto do colégio rolandense ganhou três prêmios importantes na Fenecit 2024

Kaio, Cidinha, e os alunos João Guilherme, Júlia e Murilo

Provando mais uma vez que é um dos destaques da região quando o assunto é educação e ensino, o Colégio Roland, de Rolândia, foi o grande destaque na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – Fenecit 2024, realizada em Recife entre os dias 08 e 12 de outubro. O projeto ‘PhotonBoot’, que acelera o tratamento de lesões ou doenças crônicas em ligamentos ou tendões, ganhou o primeiro lugar na área de Ciências da Saúde, além de ter recebido outros dois ‘prêmios’ muito importantes.


“O Projeto PhotonBoot é uma bota que usa a luz LED infravermelha para acelerar a regeneração de doenças crônicas de ligamentos e tendões do tornozelo”, explica Kaio Fukahori, coordenador do Ensino Médio do colégio e orientador do projeto premiado. O PhotonBoot foi desenvolvido pelos alunos João Guilherme Batista Borges, Murilo Henrique de Oliveira e Júlia Naiverth Merelo dos Santos, todos do 2º ano do Ensino Médio. “O protótipo está em fase final de testes, inclusive por uma fisioterapeuta, mas já temos resultados positivos”, ressaltou o coordenador.


O protótipo atual, por ser uma bota, destina-se aos problemas relacionados à região dos tornozelos, mas a ideia do premiado grupo é estender essa tecnologia para outras partes do corpo. “Nosso projeto é desenvolver novos equipamentos para o ombro, punho, cotovelo e joelho, regiões do corpo que também desenvolvem doenças e problemas em ligamentos e tendões e que poderão ser beneficiadas pela tecnologia ‘Photon’ da nossa bota”, pontuou Kaio Fukahori.


Premiações

Reconhecida como a maior feira de ciência do Norte e Nordeste do Brasil, a Fenecit premia e reconhece os maiores talentos na área da ciência e tecnologia. A premiação do primeiro lugar, como aconteceu com o projeto do Colégio Roland, já é motivo de orgulho para os participantes, mas, além disso, a primeira colocação traz outras ‘premiações’ e reconhecimentos. “Fomos um dos dois projetos, entre os 150, a receber um convite para publicar o artigo científico numa revista da USP, maior universidade do país. Também tivemos o credenciamento para a Feira Internacional de Iniciação Científica, em setembro de 2025, em Abu Dhabi, nos Emirado Árabes Unidos, uma das maiores feiras do mundo”, comemorou Aparecida Maroneze, diretora do Roland.


A Fenecit 2024 teve a inscrição de 450 projetos de todo o Brasil e também de outros países da América Latina. Em sua primeira ‘triagem’, a organização da Feira aprovou apenas 150 deles para a participação: havia projetos do Norte, do Nordeste, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul, da Colômbia, Paraguai e México. “A premiação é feita por área de atuação de cada projeto e como o ‘PhotonBoot’ é relacionado ao corpo humano, à saúde, nosso projeto concorreu na área Ciências da Saúde”, resumiu Kaio Fukahori.


Outros prêmios
Não é de hoje que o Colégio Roland vem trazendo prêmios e sendo destaque em feiras de ciências Brasil afora. Só na FITEC (Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia), realizada em Londrina, mas com projetos do Brasil todo, o Roland já conseguiu seis premiações de 1º lugar, todas com projetos diferentes.


O colégio rolandense já conquistou o primeiro lugar na FECET, em Cascavel, também já teve projeto campeão na própria Fenecit, no Nordeste, e teve papel de destaque na Expo Science Internacional, no México, em 2023. O Roland teve ainda projeto credenciado para a Febrace, em São Paulo, a maior Feira de Ciências da América Latina.


SERVIÇO

Colégio Roland
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Av. Presidente Bernardes, 125, Rolândia – Telefone: (43) 3256-2132
Instagram: @rolandcolegio

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional