Município brilha nos Jogos da Juventude 2024 e conquista o ouro no handebol masculino com a equipe sub-17
A equipe masculina de handebol Sub-17 de Cambé venceu a chave Ouro da 36ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), disputados em Campo Mourão na semana passada. Comandada pelo técnico Rodolfo Cyborg Moraes, a equipe superou adversários fortes do Estado. “Nosso grupo é muito forte e tínhamos apenas três jogadores com 17 anos, a maioria do time tem 16”, comemorou Cyborg.
Para chegar ao título na chave Ouro dos Jojups, Cambém passou por equipes como Campo Mourão, Londrina, Guarapuava e Tapejara, esta na semifinal. A final foi contra a equipe de Maringá e os atletas cambeenses saíram vitoriosos com o placar de 25 x 20. É importante ressaltou que a equipe é mantida pela Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Sobre os destaques da equipe, Cyborg é bem comedido e faz questão de elogiar o conjunto, mas citou alguns atletas. “Temos três jogadores ‘mais velhos’, de 17 anos, que estiveram comigo na seleção paranaense: Luiz Arthur, ótimo defensor, André, na minha opinião, o melhor goleiro sub-18 do Paraná, e Geovan, que esteve treinando com a seleção brasileira sub-18”, pontuou o treinador.
Cyborg também destacou outros jogadores como o meia esquerda Gustavo Palhares, o ponta-esquerda Luan Matheus, o goleiro reserva Eduardo e o central Samuel, todos com 16 anos, titulares da seleção paranaense sub-16. “Então temos três atletas da seleção paranaense sub-17 e quatro da sub-16, todos competiram no Brasileiro de Seleções, além de outros que participaram de seletivas”, afirmou.
O técnico Cyborg aponta a importância da construção do atleta dentro do município, de criar neles a sensação de pertencimento e do investimento no esporte. “Este ano tivemos uma equipe muito forte, é a mesma equipe que começou comigo lá no início, com dez anos, chegaram agora com 17 e sem nenhum atleta convidado, a gente conseguiu ganhar não só o Jojups, mas todas as competições Sub-17 deste ano no Paraná”, destacou o treinador.
A vitória nos Jojups deixou Cyborg com a responsabilidade de ser o técnico do Paraná nos Jogos da Juventude 2024, que serão realizados em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 13 e 28 de novembro. “Por ter pouco tempo para montar e treinar uma equipe, levarei nosso time como base. Teremos 10 atletas de Cambé e mais quatro reforços de outras cidades para essa competição nacional”, revelou Cyborg.
O prefeito Conrado Scheller parabenizou a equipe pelo feito e destacou a importância do apoio ao esporte de base. “Estamos muito orgulhosos das equipes que participaram dos jogos, acreditamos no potencial deles e vamos continuar investindo em programas de incentivo e desenvolvimento ao esporte”, afirmou o prefeito.
Além do título no handebol, a equipe feminina de vôlei de Cambé e a equipe de basquete masculino terminaram suas disputas na terceira colocação.