Durante três semanas, municípios se reúnem por um dia na Faculdade Paranaense – Faccar para tratar da saúde regional
A Saúde está sendo discutida na Faculdade Paranaense – Faccar, em Rolândia, pelas 21 cidades que compõem a 17ª Regional de Saúde, de Londrina. Serão três semanas em que representantes desses municípios se reúnem um dia todo para tratar de temas importantes para a população. O evento é promovido pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e pela 17ª Regional de Londrina e organizado pela Secretaria de Saúde de Rolândia.
Nesta terça-feira (12), os representantes de todos os municípios da 17ª Regional participaram da ‘Oficina Regional de Gestores, Gerentes e Inspetores sanitários’. A iniciativa fomenta as ações de vigilância em saúde, que é uma área essencial na garantia da qualidade de vida da população dessas cidades.
O prefeito Ailton Maistro e a secretária de Saúde, Erika Ludwig, deram as boas-vindas às pessoas visitantes e a secretária e sua equipe da Saúde mostraram os dados de Rolândia. Na sequência, o diretor da Vigilância Sanitária da 17ª Regional, Felipe Assam Remondi, conduziu as atividades e falou da importância da Vigilância Sanitária (Visa).
Na sequência, o médico veterinário da Vigilância Sanitária da 17ª, Igor Suguiura, também falou sobre a Visa, destacando a competência e a obrigação dos municípios em ter e aparelhar esse órgão. Também falou dos deveres da Visa, tudo segundo a Constituição de 1988.
No período da tarde, a Secretaria de Saúde de Rolândia sediou a reunião do Conselho das Secretarias de Saúde do Paraná (CRESEMS). Nesse evento, o neurocirurgião Marcus Vinícius de Morais falou sobre a ‘Medicina da Dor’, que oferece aos pacientes conforto, dignidade e qualidade de vida, alívio sintomático, opções terapêuticas menos invasivas, menos mórbidas e com menor tempo de internação.
Esse evento contou com a presença da maioria dos secretários e secretárias de Saúde dos 21 municípios que compõem a 17ª Regional.
Próximos encontros
Na próxima terça-feira (19), Rolândia sediará o ‘Encontro Regional de Segurança do Paciente’, também na Faculdade Paranaense – Faccar, das 08 às 17 horas. Já na quarta-feira (27), novamente na Faccar e das 08 às 17 horas, a oficina será sobre ‘Dimensionamento da Força de Trabalho em Vigilância em Saúde”.