Pesquisar
Close this search box.

Arapongas é cidade exemplo em Transparência Pública

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Arapongas é cidade exemplo...

Município conquista o Selo Diamante com avaliação de 95 a 100%

Foto: Portal do Cidadão

Em 2024, a Prefeitura de Arapongas alcançou o Selo Diamante no Radar da Transparência Pública. Anteriormente classificada no nível elevado/intermediário, a cidade agora atinge o mais alto nível de transparência, com avaliação de 95% a 100%.


O selo é instituído pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracon) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). “A transparência na administração pública é um direito do cidadão e um dever do gestor público e de toda a equipe. Cumprimentamos todos os servidores que participaram dessa etapa de avaliação, fechando nosso mandato com uma conquista importante”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.


Para o secretário Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública, Henrique Filetti, esse marco reflete um trabalho intenso e coordenado para garantir um governo mais aberto, acessível e responsável.
Filetti frisa que se trata de um esforço conjunto de diversas secretarias municipais, o que foi fundamental para transformar essa visão em realidade. A Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência Pública foi responsável pela supervisão e orientação de todos os setores envolvidos na avaliação da transparência pública.


As principais secretarias avaliadas são: Secretaria de Administração (Diretoria de Tecnologia e Informação), que implementa sistemas e tecnologias para facilitar o acesso aos dados; Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Ippasa (Instituto de Previdência e Pensões dos Servidores Municipais de Arapongas), Secretaria de Finanças, Secretaria de Obras e Secretaria de Planejamento.


Filetti explica ainda que os níveis de transparência do Radar da Transparência Pública vão de “Inexistente” a “Diamante”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: