Instituto realiza pesquisa obrigatória e não participação pode dar multa
Desde o último mês, agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão promovendo uma pesquisa de orçamento familiar em todo o país, incluindo Cambé. A consulta irá se estender até novembro do próximo ano e levanta alguns dados de orçamento, hábitos de consumo e alimentação da população. Os domicílios que receberão os agentes são previamente selecionados, e a participação na ação é obrigatória, sob pena de multa.
A agente de pesquisas do IBGE, Larissa Migliorini, explica que a pesquisa é extremamente importante para levantar índices relevantes de consumo da população como INPC, IPCA e a inflação. Para isso, a pesquisa tem caráter obrigatório. Portanto, todo brasileiro pré-selecionado pelo banco de dados do IBGE no Rio de Janeiro precisa participar obrigatoriamente. Caso contrário, pode estar sujeito a multa, de acordo com a lei.
No entanto, os agentes do IBGE estão encontrando dificuldade para realizar a pesquisa em Cambé, especialmente em prédios e condomínios. “A gente sabe que, às vezes, a pessoa pode estar trabalhando e não está em casa para nos atender. Estamos, inclusive, indo após às 18 horas para procurar por esses moradores, ver se a gente encontra eles após o trabalho. Ainda assim estamos tendo um pouco de dificuldade. Quando não encontramos o morador, deixamos uma carta com todas as informações da pesquisa, todos os detalhes, o caráter sigiloso e obrigatório, mas ainda assim muitos moradores não entram em contato conosco. Então, a gente precisa vir várias vezes, tentar encontrar e ainda assim muitas vezes não temos sucesso”, ressaltou Migliorini.
Para evitar riscos de fraudes ou algum outro problema, todos os agentes que forem fazer a pesquisa estarão uniformizados, com colete, crachá e número da matrícula. Em caso de dúvida, existe um número 0800 em cada crachá para conferir se a pessoa é de fato do IBGE.
“Nós contamos com a colaboração de todos que forem selecionados para a pesquisa. Que nos ajude a levantar esses dados, entender os hábitos de consumo da população brasileira e conseguir auxiliar na tomada de políticas públicas. E, além disso, o IBGE sempre estará à disposição para qualquer tipo de dúvida ou questionamento”, concluiu a agente.