Rafael Cita falou sobre os desafios da primeira eleição e comentou sobre os planos para a cidade de Arapongas
Aos 37 anos, Rafael Cita (PSD), venceu a primeira eleição que disputou e se prepara para assumir a prefeitura de Arapongas em 2025, ao lado da vice-prefeita Édina Kümmel (PP). Com formação em Direito e experiência como Procurador-Geral do município, Cita sucederá seu tio, Sérgio Onofre, no comando da cidade.
Rafael Cita teve 30.557 votos, representando 52,60% dos votos válidos (dados de todos os candidatos). A eleição em Arapongas registrou 64.122 votos totais, o que inclui 2.648 votos brancos (4,13% dos votos totais) e 3.385 votos nulos (5,28%).
Em entrevista ao JR, Rafael compartilhou detalhes sobre sua trajetória e os planos para os próximos anos de governo. “Minha filiação partidária aconteceu em setembro do ano passado. Nunca havia participado de eleições ou tido aspiração política, mas fui aprendendo como funciona o ‘jogo’, no bom sentido. Quando o Sérgio e o grupo entenderam que eu deveria ser o candidato à sucessão, aceitei o desafio”, afirmou o prefeito eleito.
Prioridades para 2025
Entre as prioridades do novo governo, Rafael destacou a melhoria na saúde, o aumento de vagas em creches e a criação de novas secretarias. “A saúde municipal é bem estruturada, mas há reclamações relacionadas ao atendimento. Planejo investir na capacitação dos servidores para melhorar o serviço prestado. Também quero resolver a fila por vagas em creches com um projeto que está em desenvolvimento.”
A estruturação da Secretaria de Cultura e a criação da Secretaria da Mulher também estão nos planos iniciais. “Um dos projetos que devem ser implementados no início do ano é a estruturação da Secretaria de Cultura, que foi uma proposta do nosso plano de governo e que considero essencial para ampliar o acesso às atividades culturais na cidade e também o alcance das políticas públicas”, afirmou Rafael Cita.
Desenvolvimento
Rafael enxerga no setor moveleiro, maior força econômica de Arapongas, uma base sólida para impulsionar a economia local, mas defende a diversificação. “Não podemos depender apenas de um segmento. O e-commerce, a indústria de suplementos alimentares e a produção de ovos estão se fortalecendo, e queremos atrair novas indústrias para o município”, pontuou. “Hoje, Arapongas é o maior produtor de ovos do Paraná, com a atuação de grandes empresários do setor, como Ricardo Faria, da Granja Faria, que recentemente adquiriu a Omar Tânia e já tem previsão de novos investimentos para o próximo ano”, destacou Cita.
Parcerias e inovação
O prefeito eleito também ressaltou a continuidade da parceria com o governador Ratinho Júnior, que já trouxe mais de R$ 600 milhões em investimentos para a cidade durante a gestão de Sérgio Onofre. Além disso, Rafael pretende priorizar projetos de inovação. “Não dá mais para tratar as coisas como antigamente. Precisamos avançar em tecnologia e transformar Arapongas em uma cidade inteligente.”
Por fim, Rafael deixou uma mensagem à população: “Agora sou o prefeito de todos. Vou trabalhar incansavelmente para atender bem nossa gente e honrar a confiança que me foi dada.”