Rolandense ganha prótese de mão do Rotary Caviúna

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Rolandense ganha prótese de...

Rotary Club de Rolândia-Caviúna entrega sua 1ª prótese de mão no município; ação foi através do projeto ‘Mãos Solidárias’

A tutora Fátima ajuda a Roberto a colocar a prótese, que se mostrou bem funcional

Rotary Club de Rolândia-Caviúna fez a doação de uma prótese de mão ao rolandense Roberto Gonçalves de Souza (58), que a perdeu em um acidente de trabalho aos 20 anos. A doação, a primeira do tipo, foi feita através do projeto ‘Mãos Solidárias’, que beneficia pessoas que perderam suas mãos, ajudando-as a alcançar maior autonomia em seu dia a dia.


A entrega se deu na reunião de encerramento do semestre do Rotary Caviúna no dia 14 de dezembro. A ação emocionou aos presentes ao verem a alegria de Roberto, que é técnico de segurança do trabalho, e ao ouvir a sua história de superação.


As tutoras do projeto do Rotary Caviúna, Fátima Cavalaro Gaffo e Elaine de Albuquerque Huss, e a presidente do clube, Edenir Cremonezi, fizeram a colocação da prótese em Roberto. Elas também deram todos os esclarecimentos da logística do projeto.


A prótese é uma mão protética de baixo custo, leve, durável e funcional. É facilmente acoplada no antebraço e fixada através de fitas de velcro. Para que o dispositivo seja mais bem adaptado, os receptores devem ter pelo menos 14 cm de membro residual, medido da ponta do cotovelo até a ponta do braço restante. Além disso, não pode haver dedos, polegar ou pulso restantes, pois interferem e serão mais úteis do que a prótese. O braço deve ser flexível e totalmente cicatrizado, sem feridas abertas ou ataduras para interferir com a fixação.

Mãos Solidárias
O programa possibilita que rotarianos efetuem a doação de próteses de mãos para pessoas que necessitam e visa atender aos brasileiros que não possuem mãos, identificados e cadastrados por rotarianos de todo o Brasil. O projeto nasceu da união e compromisso entre dois distritos de Rotary, o 4710 da região de Londrina e o 4630 da região de Maringá.


Desde sua criação, o ‘Mãos’ tem como foco a distribuição gratuita de próteses LN4, projetadas originalmente pelo designer industrial Ernie Meadows, em memória de sua filha Ellen. Em 2006, Ernie e sua esposa Marj criaram esse modelo de prótese para ser acessível e totalmente sem custos para os usuários.


Ao longo de 2024, já foram entregues mais de 300 próteses em todas as regiões do país, ampliando o acesso e transformando a vida de quem perdeu a mobilidade de suas mãos ou nasceu sem elas. A meta é que cada entrega seja um passo rumo à inclusão e ao fortalecimento da autoestima dos beneficiários. O compromisso do projeto é continuar levando esperança, mobilidade e um novo começo para a pessoa atendida, com a convicção de que uma mão estendida pode mudar vidas.


Saiba mais sobre o Mãos Solidárias, como ser um voluntário e como doar para que mais pessoas possam ter acesso a uma prótese gratuita no site https://maos.mobilidadeparatodos.org/sobre/.


Ou entre em contato com o Rotary Caviúna para saber como fazer o cadastro dos interessados através do e-mail [email protected].

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que