Prefeitura de Ibiporã inicia a distribuição do IPTU 2025

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Economia
  6. /
  7. Prefeitura de Ibiporã inicia...

Carnês do imposto começaram a ser distribuídos na quinta-feira; prazo para requerer isenção é 30 de abril

Os carnês do IPTU 2025 começaram a ser distribuídos pela Secretaria de Finanças da Prefeitura de Ibiporã na quinta-feira (30). São mais de 24 mil carnês do imposto enviados pelos Correios e que têm o primeiro vencimento no dia 10 de março. O IPTU é uma das mais importantes fontes de arrecadação dos municípios para garantir constante desenvolvimento e expressivos investimentos em várias áreas de atendimento e prestação de serviços ao seu cidadão.


Cada munícipe responsável por imóveis deve receber, em seu endereço, a versão impressa do carnê. Já para aqueles que possuem lotes vazios, cadastro sem atualização ou que precisam consultar o documento de maneira virtual, podem fazê-lo no site da Prefeitura de Ibiporã, utilizando da inscrição imobiliária, em link que será liberado em breve.


O cidadão ibiporaense pode ainda tirar suas dúvidas diretamente no Departamento de Tributação da Prefeitura de Ibiporã (Av. Dos Estudantes, 336 – antigo Trem da Alegria) ou entrar em contato por meio do telefone (43) 3178-8530.

Descontos
Como nos anos passados, o contribuinte pode pagar o IPTU em cota única até o dia 10 de março, o que lhe garante um desconto de 7,5%. Se o cidadão optar por conta única no segundo vencimento, no dia 10 de abril, o desconto é de 5%. Já para quem optar pelo parcelamento, o primeiro pagamento deve ser realizado até o dia 10 de março e possibilita a divisão em até 10 vezes, com parcela não inferior a R$ 50.


O pagamento em dia do IPTU garante vantagens e descontos, além de assegurar investimentos expressivos em Saúde, Educação, Esporte, Obras e muito mais, pela qualidade de vida e pelo desenvolvimento constantes promovidos pela administração municipal.

Isenção
São possíveis beneficiários da isenção pessoas com mais de 60 anos de idade ou viúvas cuja renda familiar seja menor ou igual a 2 salários mínimos regionais da menor faixa ou piso salarial vigente. A pessoa precisa ser proprietária deste único imóvel no município e precisa residir nele; o valor venal do imóvel não pode ser superior a R$ 130.851,19 junto ao Cadastro da Prefeitura, reajustado anualmente no mesmo percentual utilizado para todos os tributos.


Também podem pleitear a isenção a residência pertencente à família que mantém deficiente físico ou mental e que preencham os seguintes requisitos: auferir renda mensal familiar não superior a três salários mínimos e ser proprietária de um único imóvel e destinado a residência familiar. As pessoas têm até o dia 30 de abril para requerer o pedido de isenção do IPTU 2025 em Ibiporã.


Os documentos necessários para solicitar a isenção do IPTU na prefeitura são o Carnê do imposto, a declaração de renda e despesa familiar, cópias do RG e CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e certidão negativa de bens do cartório de registro de imóveis ou declaração de único imóvel.


Em posse desses documentos e tendo os requisitos necessários para se solicitar a isenção, a pessoa deve ir até a Secretaria de Assistência Social (Rua São Vicente de Paula, nº 96). A prefeitura também disponibilizou um link https://abre.ai/isentaiptu (encurtado pelo JR) para solicitação online.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Economia

Fake News ‘reduz’ transações de Pix

BC revela redução nas operações nos primeiros dias de janeiro; Receita nega intenção de ‘pegar’ pequenos contribuintes Os primeiros dias de janeiro tiveram a maior