O vereador Alex Santana (PSD) apresentou uma indicação na sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (23), solicitando que a prefeitura de Rolândia instale câmeras de monitoramento nos locais que recebem materiais de consumo, com o intuito de inibir fraudes nos recebimentos.
Santana justifica o pedido exemplificando a cidade de Londrina, que após a instalação das câmeras, teve uma economia de 20% no orçamento anual correlacionado a licitações fraudulentas. “Acreditamos que é um assunto a ser pensado pelo Executivo, porque se deu certo em outro município porque não Rolândia. Consequentemente vamos trazer mais economia ao cidadão e resguardar o servidor que recebe este produto”, explica.
Segundo o parlamentar, após a colocação, a prática diminuiu drasticamente, pois era muito comum que o licitante entregasse outro produto e não o que estava sendo cobrado, ou seja, de valor ou qualidade inferior ao produto licitado. Mediante a indicação do vereador, o Executivo pode criar um projeto de lei que seria enviado para a própria Câmara votar.