Licitação do Rotativo na primeira quinzena de março

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Estacionamento rotativo é necessário para a melhoria do trânsito de Rolândia; proibição de caminhões pesados também é pedido pelos rolandenses há muitos anos

Carreta no trânsito urbano de Rolândia na manhã da quinta-feira

O (complicado) trânsito de Rolândia precisa de um estacionamento rotativo pago e da proibição de circulação de caminhões pesados em trechos urbanos. Essas são as principais reinvindicações dos rolandenses, sejam eles comerciantes, condutores de veículos ou consumidores. O JR – Um Jornal Regional foi até a prefeitura e ‘descobriu’ que a licitação do Rotativo sai na primeira quinzena de março, logo após o Carnaval. A reportagem do jornal também soube que um projeto de lei sobre os caminhões pesados deve ser enviado à Câmara ainda no primeiro semestre deste ano.


A recém-criada Secretaria de Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana de Rolândia, ainda sem secretário nomeado, será responsável pela implantação do estacionamento rotativo pago e também pela organização do trânsito na questão de caminhões pesados. A prefeitura de Rolândia também irá chamar os seis agentes de trânsito que passaram no concurso no ano passado.


“Vamos receber o estudo do estacionamento rotativo pago atualizado da empresa Profuzzy e, na sequência, publicar a licitação. Isso será dentro da primeira quinzena de março”, revela o procurador-geral de Rolândia, Wilson Sócio. O estudo a que o procurador se refere é o realizado pela empresa de Santa Catarina para a concessão da Zona Azul em Rolândia. Esse estudo não teve custo algum para a prefeitura e será pago pela empresa que vencer a licitação de março.


Na audiência pública realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Rolândia, em dezembro, a Profuzzy apresentou os números de seu estudo: o município teria um total de 3.016 vagas, divididas em 2.880 vagas pagantes e 136 vagas isentas – isso na região central e na Vila Oliveira. A tarifa básica inicial seria de R$ 2,80 por hora/vaga, com possibilidade de fracionamento em períodos de 15 minutos. A empresa ganhadora teria 20 anos para a exploração da Zona Azul.

As vias
De acordo com o estudo, na região central, a Zona Azul estaria no (futuro) Mercado Público, na avenida Dos Expedicionários, Interv. Manoel Ribas, Presidente Bernardes, Romário Martins, Salgado Filho, Tiradentes, Capitão Chagas, Duque de Caxias, Estilac Leal, Hugo do Vale, Manoel Carreira Bernardino, Monteiro Lobato, Santa Catarina, Santos Dumont e Willie Davids.


A Zona Azul não seria, por exemplo, em toda a Willie Davids, mas apenas no trecho que fica dentro do perímetro central.
Já a Vila Oliveira teria o Estacionamento Rotativo na rua Saguaragi até a rua Iracema, e nas ruas Iracema, Reinaldo Massi, Topázio e Tupi. Nessas ruas, a cobrança seria no trecho entre as ruas Ouro e Urânio, ou seja, uma quadra à esquerda e uma quadra à direita da Saguaragi.

Caminhões pesados
Em entrevista dada ao JR em 28 de janeiro, dia do aniversário de 81 anos de Rolândia, o prefeito Ailton Maistro (PL) foi interpelado sobre o tráfego de caminhões pesados na área urbana da cidade. Maistro afirmou que mandou, no mandato passado, um projeto de lei pra tirar os caminhões pesados do trecho urbano, mas que a Câmara devolveu e pediu para o prefeito fazer um decreto. “Não faço decreto porque não tem poder de multa”, afirmou o gestor.


Maistro também revelou que pretende mandar um novo projeto de lei ao Legislativo sobre o trânsito de caminhões pesados, que tanto prejuízo traz a Rolândia. “Eu já conversei com o DNIT, com a PRF, e vamos fazer todas as tratativas. Quando for aprovada essa lei, eu já entro em contato com o Google Maps e encaminho a lei. O Google vai conduzir o trânsito desses caminhões para os contornos Norte e Sul”, pontuou o prefeito Ailton Maistro ao JR.

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