Samae intensifica fiscalização contra ligações irregulares de água de chuva na rede de esgoto

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã está intensificando a fiscalização para combater a ligação indevida de águas pluviais na rede coletora de esgoto. A ação busca o bom funcionamento do sistema de saneamento e quer prevenir os diversos problemas associados a essa irregularidade.
A rede de esgoto é projetada exclusivamente para o transporte de efluentes domésticos, ou seja, resíduos líquidos provenientes de atividades cotidianas como banho, lavagem de louças e roupas, uso de máquinas de lavar e descargas sanitárias. Não deve ser utilizada para o descarte de materiais como escovas de dente, preservativos, absorventes, embalagens plásticas, restos de comida, óleo de cozinha e outros resíduos sólidos, que podem obstruir as tubulações e prejudicar o tratamento do esgoto.
A conexão irregular de água de chuva — proveniente de calhas, ralos, telhados e outras fontes — agrava ainda mais a situação. Essa prática sobrecarrega o sistema, aumentando o volume de água transportada e gerando pressão interna nas tubulações, o que pode levar ao rompimento das mesmas.
O extravasamento de esgoto nas ruas é uma das consequências mais visíveis e incômodas dessa irregularidade. Além do mau cheiro e da poluição visual, o contato com o esgoto pode causar diversas doenças.
Outro problema é o retorno do esgoto para dentro das residências. Quando a rede está sobrecarregada devido ao volume adicional de água de chuva, o esgoto pode refluir pelos ralos e vasos sanitários, causando alagamentos e danos materiais. O contato com o esgoto dentro de casa aumenta o risco de contaminação e doenças.
Diante desse cenário, o SAMAE trabalha para identificar e notificar os responsáveis pelas ligações irregulares. Após a constatação da irregularidade, os moradores receberão um prazo legal para regularizar a situação, redirecionando a água de chuva para as galerias pluviais (as sarjetas).
A Notificação de Lançamento Irregular de Água de Chuva na Rede de Esgoto do SAMAE de Ibiporã será entregue aos usuários infratores. O documento também informa que a falta de regularização poderá resultar em multa no valor de 40 UPF/PR (R$ 5.674,00, considerando a Unidade Padrão Fiscal do Paraná, que é de R$ 141,85), além de outras medidas administrativas e judiciais.
Orientações
A população pode entrar em contato com o SAMAE pelo telefone (43) 3258-8195, pelo WhatsApp (43) 99912-00017, ou pessoalmente no setor de atendimento na Avenida Santos Dumont, 565. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30. A colaboração da população é essencial para o sucesso dessa iniciativa.