Prefeitura municipal lança programa permanente de recolhimento de grama, galhos e móveis velhos

A Prefeitura de Ibiporã quer manter a cidade limpa o tempo todo e, para isso, lançou o programa ‘Ibiporã + Limpa’. O programa foi lançado por meio da Secretaria de Serviços Públicos, Obras e Viação e do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde e consiste em uma ação contínua para manter a cidade limpa todos os meses. O objetivo é recolher resíduos como galhos de poda, gramas ensacadas e móveis velhos, descartados pelos moradores, de forma organizada e contínua.
O programa
O ‘Ibiporã + Limpa’ dividiu a cidade em três setores (veja quais bairros pertencem a cada setor no link no final desta matéria) e cada um desses setores terá datas fixas para coleta desse tipo de material todo mês. As pessoas que moram nos bairros pertencentes ao Setor 1 devem colocar os resíduos em frente à sua calçada nos dias 1 e 2 de cada mês e a coleta será feita entre os dias 1 a 10.
Já os moradores de bairros que pertençam ao Setor 2 devem colocar o material em frente à sua calçada nos dias 11 e 12. Esses resíduos serão recolhidos entre os dias 11 e 20 de cada mês. Por fim, as pessoas dos bairros que pertençam ao Setor 3 devem colocar os resíduos nos dias 21 e 22 para que o material seja recolhido até o dia 30.
“O programa não é só para este mês: vai se repetir todo mês, seguindo o calendário do seu setor, para que Ibiporã seja sempre um lugar limpo, organizado e acolhedor para todos”, ressalta o prefeito José Maria (PSD). “Ibiporã é a nossa casa, e toda casa precisa de cuidado contínuo. Por isso, digo com orgulho a todos os ibiporaenses: lançamos o programa ‘Ibiporã + Limpa’, um compromisso permanente da nossa administração com a limpeza e o zelo pela nossa cidade”, pontuou o gestor.
Importante
Não se deve descartar os resíduos fora do prazo; as datas do seu setor devem ser respeitadas para evitar sujeira nas ruas. Os dias de descartes são sempre os dois primeiros relativos a cada setor: dias 1 e 2 no setor 1, dias 11 e 12 no setor 2 e dias 21 e 22 no setor 3. A administração reforça que só serão recolhidos galhos, grama e móveis, já que a ação não inclui lixo doméstico, recicláveis ou materiais perigosos.
A continuidade é importante porque evita o acúmulo de lixo: com datas fixas, as pessoas saberão quando separar os resíduos para descarte; a cidade ficará sempre limpa, uma vez que as equipes atuarão mensalmente, sem interrupções; e a responsabilidade é compartilhada, já que todos colaboram no mês do seu setor. No link https://shre.ink/ibiporamaislimpa (encurtado pelo JR), pode-se saber quais bairros pertencem a cada setor.